31 Oct 2025, 8:52
1138
A companhia de bandeira polaca LOT anunciou o lançamento de voos diretos entre o aeroporto Francisco Sá Carneiro e o seu hub em Varsóvia, no aeroporto Chopin. A operação começa a 25 de maio e será anual, com cinco frequências semanais no Verão (2ªf, 3ªf, 5ªf, 6ªf e Domingos) e quatro no Inverno (3ªf, 5ªf, 6ªf e Domingos). Todos os voos estão programados com equipamento Boeing 737 MAX 8. A LOT junta-se assim à Ryanair e à Wizzair a servir a capital polaca com voos diretos a partir do Porto.
A experiência da LOT em Portugal com voos regulares é relativamente recente, com o lançamento de voos para Lisboa este ano. Os bons resultados dessa operação, combinados com uma aposta crescente noutros grandes aeroportos da Península Ibérica, fazem com que o lançamento de voos para o Porto seja um passo natural.
Através de Varsóvia a LOT oferece uma rede muito completa de destinos domésticos, na Europa Central, de Leste, na América do Norte e na Ásia. Com os horários programados, a transportadora permitirá ligações no mesmo dia para fora da Europa a Baku, Cairo, Tbilisi, Tel-Aviv, Tóquio e Yerevan, e dentro da Europa às principais cidades da Europa Central e de Leste.
No mercado polaco, todos os 10 destinos domésticos, incluindo 3 que tem Varsóvia como o único hub, estarão disponíveis. A Polónia é um mercado em forte desenvolvimento no Porto. Atualmente existem cinco rotas diretas para quatro cidades polacas a partir do Francisco Sá Carneiro, a mais recente estreia há poucos dias. As companhias low-cost Ryanair e Wizzair operam estas ligações, com reforços de frequências nas últimas temporadas. Um cenário similar ao que encontraram em Lisboa este ano, e que parece não ter afetado a performance da LOT.
Fazendo a LOT parte da Star Alliance, e mantendo um acordo comercial com a TAP, também será possível realizar ligações via Porto. Os horários permitem ligações no mesmo dia, em ambos os sentidos, a Boston, Funchal, Lisboa, Nova Iorque e Ponta Delgada. Luanda, Rio de Janeiro, São Paulo e Terceira também serão possíveis, mas apenas num sentido.
Este ano a oferta de lugares para a Polónia ficará próxima dos 200 mil lugares, o valor mais alto registado até agora. Para o próximo ano, e salvo futuras alterações, a estimativa é que esse valor se situe entre 350 e 400 mil lugares, um valor em linha com a oferta em Lisboa no ano passado.
Fonte/Foto: Aeroporto News