27 Mar 2022, 0:00
135
A zona da Lapa, no Porto, vai ser alvo de intervenção urbanística, com a construção de parque urbano dotado com 18600 metros quadrados.
O projeto do parque encontra-se na fase de colheita de “pareceres às entidades”, à qual se seguirá o projeto de execução e o lançamento do concurso público para a empreitada, prevendo-se que a obra possa ter início em 2023.
Segundo as declarações da Câmara Municipal do Porto à Lusa, o estudo urbanístico para a zona da Lapa prevê, entre outras ações, a construção de um parque urbano numa área que “compreende uma cedência no âmbito do processo de licenciamento do hotel e uma parcela municipal, junto do metro”. “A concentração da volumetria prevista para o terreno onde se localiza o hotel permitiu libertar a área destinada ao parque urbano”, acrescenta.
A par da criação do parque urbano que previa a revitalização da Ribeira de Vilar (entubada na Rua de Cervantes), o estudo urbanístico, cujo investimento estimado era de 2,2 milhões de euros, destacava a construção de mais habitação e equipamentos de proximidade e novas acessibilidades.
Também na Rua de Cervantes serão plantadas espécies arbóreas e criados percursos lúdicos e um percurso pedonal que “garantirá melhores condições de acesso” à estação de metro da Lapa.