Cooperativa de habitação abre candidaturas na cidade para 98 apartamentos

A MOME vai organizar esta quinta-feira, 20 de junho, um evento à volta do tema: "O que move as pessoas a fazerem grandes coisas em conjunto", com a participação de Álvaro Domingues, Joana Milhais Ferreira, José Miguel Lameiras, Lourenço França e com moderação do João Braz Pereira.


A partir desta quinta-feira, dia 20 de junho, abrem as candidaturas para adesão à nova cooperativa de habitação da MOME, a primeira gestora profissional deste tipo de modelo habitacional em Portugal. Situada na zona do Carvalhido, a Hera.coop contará com 98 apartamentos, distribuídos por um edifício com dois blocos.

Este é o segundo projeto da MOME, mas o primeiro de grande escala, representando um investimento cooperativo de 34 milhões de euros. O empreendimento destina-se ao segmento médio do mercado.

Com assinatura do gabinete Hori.zonte, o projeto de arquitetura destaca-se pela diferenciação e inovação do conceito a todos os níveis, por exemplo, com uso de materiais sustentáveis. A integração de nature based solutions (soluções com base na natureza) irá, também, trazer às varandas e ao logradouro comum uma hibridização do espaço interior e exterior, público e privado, enquanto materializa benefícios na eficiência e bem-estar da comunidade a quem servem.

"Com o lançamento da Hera.coop, queremos responder à escassez de habitação no Porto para a classe média, oferecendo cooperativas de elevada qualidade em que o custo das casas resulta de um somatório linear de custos", afirma Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente executivo da MOME.

"Este empreendimento destaca-se pela inovação e sustentabilidade, combinando qualidade arquitetónica e construtiva com impacto positivo na comunidade. A Hera.coop visa criar uma 'micro city', recuperando as noções de vizinhança perdidas na sociedade moderna", acrescenta.

A Hera.coop localiza-se no Porto, no cruzamento entre a Rua de Monsanto e a Rua 9 de Abril, na zona do Carvalhido. O seu enquadramento em zona urbana garante a proximidade a um conjunto diversificado de serviços e comércio de conveniência, nomeadamente supermercados, farmácias, colégios, ginásios, equipamentos de saúde, espaços culturais e restauração.

A abertura do processo de angariação de cooperadores da Hera.coop vai ser, oficialmente, apresentada, esta semana no Porto, num evento MOME, que terá uma conversa sob o tema "O que move as pessoas a fazerem grandes coisas em conjunto". O momento contará com a presença de personalidades relevantes como Álvaro Domingues, geógrafo e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Joana Milhais Ferreira, arquiteta da MASSLAB, José Miguel Lameiras, arquiteto paisagista e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Lourenço França, selecionador nacional de Ginástica Acrobática.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
AM Porto aprova concessão do Edifício Transparente até 2026
28/05/2025
Túneis das Antas condicionados durante período noturno
28/05/2025
O ADN LUSO É HISTÓRIA E FUTURO
27/05/2025
Sapadores Bombeiros do Porto no pódio do Madeira Firefighter Challenge
27/05/2025
Freguesia de Paranhos disponibiliza cinco novas habitações em regime de renda apoiada
27/05/2025
Condutor de TVDE baleado após resistir a tentativa de roubo de carro no Porto
26/05/2025
Equipa feminina do FC Porto venceu o Real SC na 1ª mão da final da 3ª divisão
26/05/2025
Requalificação da Praça Pedro Nunes no valor de 2,5 milhões de euros
23/05/2025
AM Porto aprova concessão do Edifício Transparente até 2026
28/05/2025
Túneis das Antas condicionados durante período noturno
28/05/2025