Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil no dia 22 de agosto

O coração de D. Pedro I será transladado para o Brasil, no dia 21 de agosto, no âmbito das comemorações do bicentenário da independência daquele país, e está programado chegar no dia 22. 
Nas celebrações do bicentenário da Independência, ele será recebido com honras militares no Palácio do Planalto com honras militares, segundo a Câmara municipal do Porto, entidade responsável pelo órgão do imperador.
A confirmação da data foi feita por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, durante a inauguração do prédio do Instituto Pernambuco - Porto. 
Segundo o Itamaraty, a transladação do coração de Dom Pedro I deverá ser feito pela Força Aérea Brasileira. Antes de ir para o Brasil, nos dias 20 e 21 de agosto, o órgão ficará exposto para os visitantes na Igreja da Lapa, na cidade do Porto.
Ainda de acordo com Câmara do Porto, após ser recebido no Planalto, o coração será levado ao Palácio do Itamaraty onde ficará até as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil. O regresso do órgão a Portugal está previsto para acontecer no dia 8 de setembro.
Foram quatro meses de negociação entre autoridades brasileiras e portuguesas para que o coração do monarca fosse liberado para cruzar o Atlântico. Preservado em formol há 188 anos, a iniciativa da viagem transoceânica suscitou temores quanto a preservação da integridade do órgão. Guardiã da relíquia desde 1835, a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa aceitou liberar o coração apenas depois de um parecer favorável da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025
Homem detido na freguesia de Campanhã por tentativa de homicídio
3/07/2025
Festival "Elétrico" regressa ao Parque da Pasteleira com três dias de som e arte
3/07/2025
Radares da PSP | Concelho do Porto | julho 2025
2/07/2025
Campanhã avança com primeiro grande projeto de habitação acessível
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Rua de Costa Cabral com lombas redutoras para a segurança rodoviária
1/07/2025
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025