27 Mar 2024, 15:52
149
O Bairro do Lagarteiro acolhe o primeiro de quatro espetáculos previstos para esta edição do Cultura em Expansão, intitulados “Orillas Portenas – Tablao Flamenco” e que juntam a guitarra flamenca de Fernanda de Córdoba, o cante de José El Pájaro Ausina e o baile de Francisca Durão. Acontece esta quinta-feira, às 17 horas.
A convite do Visões Úteis, o trio propõe um espetáculo de música e baile flamenco ao modo de um Tablao Andaluz, que passará também, em outras datas, pelos bairros de Contumil e Cerco e pela Associação Nun’Álvares de Campanhã.
Depois do projeto “Brado -Encontro de Vozes em Cigano Canto” (2021), que juntou Margarida Mestre a jovens músicos de etnia cigana, e da realização do espetáculo de António Poppe com as Família Gitana (2023), na Associação Nun'Álvares de Campanhã, este ciclo de apresentações de "Orillas Porteñas", em quatro lugares distintos de Campanhã, dá continuidade ao trabalho de proximidade e envolvimento que a companhia Visões Úteis, em conjunto com um grupo de parceiros sociais e educativos, tem vindo a desenvolver junto das comunidades ciganas residentes na freguesia (Cerco, Contumil e Lagarteiro).
Propondo "devolver à comunidade algo que lhes está historicamente associado e com o qual ainda hoje se identificam e, através da presença de atividades artísticas nos seus espaços de vivência quotidiana, promover o gosto e a curiosidade por espetáculos de cariz artístico e profissional", como nos revela Inês de Carvalho, do Visões Úteis, estes "tablaos" irão contar com a presença de artistas convidados de cada bairro, de diferentes idades e que têm vindo a participar no ZHA! – um projeto artístico participativo, de base comunitária e de longo prazo –, e em encontros de flamenco que se têm realizado semanalmente, desde o início do ano.
"Com o apoio direto dos projetos SinergiasE9G/ARRIMO e Equipa de Rua Oriental da Norte Vida", estes encontros têm permitido a um grupo de artistas autodidatas, "alguns deles muito jovens", partilhar "momentos de encontro artístico, de revelação e cocriação em torno das práticas do flamenco" com estes três artistas profissionais, que agora apresentam também "Orillas Porteñas".
No bairro do Lagarteiro, o espetáculo está previsto para o Ringue (entrada pela Rua Diogo Macedo), mas, dependendo das condições meteorológicas, poderá realizar-se no Centro de Convívio e Cultural das Areias (R. das Areias, 59). O local final será anunciado nas redes sociais e no site Cultura em Expansão.