Daniel Rodrigues apresenta exposição da guerra na Ucrânia no Palácio da Bolsa

Daniel Rodrigues, vencedor do World Press Photo de 2013, na categoria Daily Life, tem acompanhado de perto o conflito na Ucrânia, registando através da sua lente as consequências humanas da guerra e os cenários de destruição no território ucraniano.
A partir da próxima semana, o município do Porto vai receber a exposição “Ucrânia – A guerra pelas imagens nos media”, com imagens surpreendentes do fotojornalista Daniel Rodrigues, vencedor do World Press Photo de 2013, na categoria Daily Life. A reportagem documental vai ser apresentada no Palácio da Bolsa, a 7 de junho.
Segundo recorda a Associação Comercial do Porto, promotora da iniciativa, Daniel Rodrigues tem acompanhado de perto o conflito na Ucrânia, “registando através da sua lente as consequências humanas da guerra e os cenários de destruição no território ucraniano”.
O premiado fotojornalista deslocou-se para o leste europeu assim que a invasão russa iniciou, há mais de três meses, tanto por razões profissionais como pessoais. “Queria ver e poder mostrar ao mundo o que se passa lá pelo meu olhar”, sublinhou Daniel Rodrigues, reconhecendo que o que acabou por encontrar “foi muito mais arrepiante do que esperava”.
“Ainda hoje, depois de duas viagens à Ucrânia, não consigo entender o porquê de uma guerra assim em pleno século XXI. Por um lado, tanta destruição, tanto sofrimento, mas, pelo outro, tanta resiliência e tanta coragem”, destacou.
Depois da apresentação da exposição, o programa prevê um painel de debate, que deverá contar com a presença de três “observadores privilegiados do conflito ucraniano”, nomeadamente a Cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, Evgueni Mouravitch, correspondente da RTP em Moscovo, e Francisco Seixas da Costa, antigo Embaixador português na ONU. A moderação estará a cargo de Fernando Rodrigues Pereira, consultor de comunicação da Fundação de Serralves. “Ucrânia – A guerra pelas imagens nos media” está marcado para as 17h00.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia, que deve ser feita através da página oficial da Associação Comercial do Porto.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024