Delegação vietnamita no Porto com eco na comunicação social local

O Vietnam Ho Chi Minh City Festival in Porto, que decorreu na Alfândega até ao passado domingo, foi o pretexto para a passagem de uma comitiva vietnamita pela cidade. Nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara do Porto e o vice-presidente do Comité Popular de Ho Chi Minh assinaram, ainda, um memorando de entendimento e os vários momentos tiveram destaque em cerca de duas dezenas de meios de comunicação social daquele país do sudeste asiático.

“Muitas atividades de intercâmbio cultural, promoção de investimentos comerciais e turismo marcaram um novo desenvolvimento na relação de amizade e cooperação entre as duas cidades”, sublinha o Nhân Dân, que descreve o festival como “o maior evento de comércio-investimento-turismo e promoção cultural da cidade de Ho Chi Minh na Europa em 2023”.

O jornal refere a intervenção de Rui Moreira quando o presidente da Câmara do Porto confirmou o interesse do Porto no evento “porque o Vietname é um país com muitos laços históricos, cultura e afetos portugueses”. “Esta é uma ocasião importante para os dois lados trocarem medidas para fortalecer a cooperação em muitos campos”, acredita o autarca.

Para o vice-presidente do Comité Popular de Ho Chi Minh, Duong Anh Duc, escreve o Nhân Dân, “este festival não é apenas a promoção cultural de maior escala e a atividade de promoção de investimento comercial da cidade de Ho Chi Minh na Europa em 2023, mas também pode expressar o desejo do governo, localidades e pessoas do Vietname e Portugal para levar a relação de amizade e cooperação entre os dois países a uma nova fase de desenvolvimento”.

Num outro artigo, o jornal vietnamita refere o memorando de entendimento assinado entre Rui Moreira e Duong Anh Duc e lembra como “o Porto é um dos principais parceiros da cidade de Ho Chi Minh. Os dois lados compartilham muitas experiências para promover ainda mais os pontos fortes de cada lado, especialmente nas áreas de criação de inovação, comércio, turismo e cultura”.

O Vietnam Ho Chi Minh City Festival in Porto foi também destacado pela  rede de televisão VTV, que o refere como “uma oportunidade para as empresas da cidade de Ho Chi Minh e do Porto se conectarem e negociarem”. “A delegação empresarial vietnamita veio ao Porto explorar oportunidades de investimento num pequeno mercado do Sul da Europa com muitas semelhanças”, acrescenta aquele órgão de comunicação.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024