27 Nov 2023, 0:00
227
A Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, presidiu, na manhã de sexta-feira, à Sessão Pública de apresentação do 2º relatório intercalar da Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta (CAIDJCV).
A CAIDJCV tem como missão produzir recomendações para promover a segurança objetiva e subjetiva, diminuir a delinquência juvenil, a criminalidade violenta e a sua severidade.
Propor metodologias para uma análise compreensiva da criminalidade violenta, designadamente ao nível da avaliação da sua severidade, é outro dos objetivos da CAIDJCV.
Integram a Comissão especialistas em diferentes domínios, representantes de instituições das áreas da Administração Interna, Justiça, Juventude e Desporto, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde, e ainda representantes da Procuradoria-Geral da República e da Escola Nacional de Saúde Pública.
José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, considerou, na altura que foi criada a Comissão, que era “fundamental estudar e compreender esta problemática que se reveste de grande importância e delicadeza". Para o ministro, "as diferentes dimensões associadas à criminalidade e à delinquência juvenil devem ser trabalhadas de forma integrada e sustentada, para que se possa compreender a montante os problemas e encontrar respostas”.