Delinquência Juvenil e Criminalidade Violenta analisada pela Secretária de Estado da Administração Interna

Delinquência Juvenil é uma comissão criada pelo Governo já ouviu mais de 160 especialistas. Esta comissão tem como missão promover a segurança, diminuir a delinquência juvenil e a criminalidade violenta, criada em junho de 2022.

A Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, presidiu, na manhã de sexta-feira, à Sessão Pública de apresentação do 2º relatório intercalar da Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta (CAIDJCV).

A CAIDJCV tem como missão produzir recomendações para promover a segurança objetiva e subjetiva, diminuir a delinquência juvenil, a criminalidade violenta e a sua severidade.

Propor metodologias para uma análise compreensiva da criminalidade violenta, designadamente ao nível da avaliação da sua severidade, é outro dos objetivos da CAIDJCV.

Integram a Comissão especialistas em diferentes domínios, representantes de instituições das áreas da Administração Interna, Justiça, Juventude e Desporto, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde, e ainda representantes da Procuradoria-Geral da República e da Escola Nacional de Saúde Pública.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, considerou, na altura que foi criada a Comissão, que era “fundamental estudar e compreender esta problemática que se reveste de grande importância e delicadeza". Para o ministro, "as diferentes dimensões associadas à criminalidade e à delinquência juvenil devem ser trabalhadas de forma integrada e sustentada, para que se possa compreender a montante os problemas e encontrar respostas”.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026