2 Jan 2024, 0:00
222
As operações de demolição do edifício do Mercado de São Sebastião, junto à Sé, vão avançar no início de 2024.
Segundo noticia o Porto Canal, o futuro daquela área do Centro Histórico aguarda por novos planos para a Avenida da Ponte. Enquanto não é relançada a anunciada discussão, a Câmara do Porto vai tratar dos “arranjos exteriores necessários para substituir o edifício”. Com o desaparecimento da estrutura, é oficialmente o fim de um dos mais antigos mercados da invicta: o antigo Mercado de Levante da Rua Escura.
Foi a 24 de julho de 2023 que o executivo municipal aprovou por maioria o encerramento deste mercado e o pagamento de indemnizações às cinco comerciantes que continuavam a vender no espaço. Em novembro, o vereador com o pelouro do Urbanismo e do Espaço Público Pedro Baganha avançou ao Porto Canal, que “não havia qualquer viabilidade” para que o edifício fosse reabilitado e que a demolição será o seu destino.
“Não acredito que consigamos começar a demolição este ano [2023] , mas em 2024 será certamente demolido e o objetivo é termos até ao verão do próximo ano a situação já resolvida, já com os arranjos exteriores necessários que venham substituir o edifício”, afirmou à data o vereador. O início de 2024 continua a ser o período temporal indicado para o arranque das operações, esclareceu a autarquia ao Porto Canal.
Este é um dos mercados mais antigos na Invicta. Surgiu do antigo Mercado de Levante da Rua Escura, que era de venda ambulante e ladeava a Sé. Estendia-se pela Rua Escura e também pela Rua de S. Sebastião, e nele foram sendo progressivamente instaladas barracas provisórias. A estrutura de betão que marca a paisagem nos dias atuais, contudo, é mais recente.
Em junho de 2012, no aniversário de 50 anos do Mercado, a prefeitura do Rio anunciou investimentos de R$ 4 milhões no local. A idéia seria transformá-lo em uma espécia de "Cobal da Zona Norte".