15 Sep 2025, 8:40
861
Concluída a primeira fase da obra do novo Centro de Formação, em Ramalde, a Associação de Futebol do Porto (AFP) inaugurou, na tarde de sábado, o primeiro campo a que deu o nome do futebolista Diogo Jota. Equipamento desportivo será, igualmente, centro de treinos durante o Mundial de 2030.
Certo de que o projeto “irá transformar a formação e a prática desportiva na nossa cidade”, o presidente da Câmara do Porto acredita que o equipamento “vai criar externalidades positivas não apenas no Porto, mas também na área metropolitana e na região Norte”.
“Pela sua qualidade e funcionalidade, o Centro de Formação vai ser um espaço privilegiado para os jovens desenvolverem capacidades técnicas, motoras e performativas”, considera Rui Moreira, enaltecendo como “a formação desportiva é um fator de inclusão social, de estímulo à cidadania ativa e de transmissão de valores éticos”.
Ao mesmo tempo, o autarca faz notar que, estando enquadrado no futuro Parque da Prelada, o equipamento irá contribuir para “a requalificação da zona envolvente e para a valorização urbana e ambiental da cidade”, com capacidade para atração de “novos moradores, investimento imobiliário, atividades económicas e eventos culturais e de lazer”.
É, por isso, “um fator indutor de qualidade de vida (…) numa freguesia rasgada pela VCI, mas para onde a cidade está a crescer”. “Ramalde precisa de novos fatores de atratividade, que consolidem o recente desenvolvimento e a tornem mais sustentável e consequente”, sublinha Rui Moreira.
O presidente da Associação de Futebol do Porto explica que “queremos que as crianças que visitem o centro se inspirem na memória de Diogo Jota, que começou cedo a pisar os campos de futebol da AFP e mais tarde os grandes palcos mundiais, sendo um exemplo de simplicidade e tranquilidade”. “Esta homenagem é inteiramente justa e merecida”, considera José Manuel Neves.
A crescer num terreno cedido pela Câmara do Porto, a futura academia da AFP será dotada de três campos de futebol de 11 (dois sintéticos e um relvado), um para futebol de praia e outro para segmentos específicos, como o treino de guarda-redes. O equipamento vai ter duas bacias de retenção de águas, dunas com painéis solares, ao longo da VCI, e 17 hectares de árvores.
O Centro de Formação foi selecionado para integrar a lista da Federação Portuguesa de Futebol, da Real Federação Espanhola e da Federação Real Marroquina de Futebol como um dos centros de treinos do Mundial de 2030.
Marcaram presença na inauguração do primeiro campo a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, o presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, assim como a família de Diogo Jota.
Fonte/Foto: CM Porto
Foto: CMP | André Rolo