Desporto no Bairro está de regresso e dura sete meses

O programa de desporto no bairro foi apresentado, esta quinta-feira, no Campo de Street Basket do Castelo do Queijo. Esta edição vai prolongar-se por sete meses de forma a chegar a mais de mil crianças e jovens de 18 zonas do Porto, noticia o Porto Canal.

O Desporto no Bairro é um programa municipal dinamizado pela Câmara do Porto, desde 2020. Nesta quinta edição vai abranger zonas como o Lagarteiro, Pasteleira, Fonte da Moura, Ramalde do Meio, Viso, Francos, Contumil, Agra do Amial e Miragaia.

Ao Jornal de notícias (JN), a vereadora da Câmara do Porto com o pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, afirmou que “esta iniciativa proporciona um primeiro contacto com modalidades de âmbito urbano que têm tido um grande crescimento no município do Porto, dirige-se a crianças e jovens, entre os seis e os 22 anos”.

Convencida de que o desporto no Bairro também ajuda no desempenho escolar, Catarina Araújo explica ainda que “procura usar o desporto como uma ferramenta estruturante, para ajudar os jovens a encontrar um caminho, potenciando novas aprendizagens, derrubando barreiras, promovendo a inclusão social”.

De acordo com JN, no final do programa, serão atribuídas 14 bolsas aos participantes para que possam continuar a praticar gratuitamente uma das quatro modalidades olímpicas integradas no Desporto no Bairro: duas bolsas para breaking, duas para skate, quatro para surf e seis para street basket.

“Os 14 bolseiros vão ser selecionados entre os participantes de cada modalidade. Terão acesso à inscrição e a todo o material necessário para que possam continuar praticar aquele desporto”, revela a vereadora.

Para além do programa proporcionar o primeiro contacto com quatro modalidades olímpicas, também está a servir como saída profissional.

“ É que, segundo a vereadora da Câmara do Porto, alguns dos participantes da primeira edição estão a colaborar como monitores com o coordenador do Desporto no Bairro, Max Oliveira, dos Momentum Crew (um grupo português criado em 2003)”, explica o jornal.

Nesta quinta edição do Desporto no Bairro, a Câmara do Porto vai abranger mais uma área geográfica da cidade em relação ao ano passado, que foram 17.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
U.Porto aproxima-se de um máximo histórico na mobilidade internacional
27/01/2026
Já é possível fazer o pagamento com cartão bancário em toda a frota da STCP
27/01/2026
Silêncio cúmplice ou voz incómoda?
26/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026