DGS anuncia novas regras de uso de máscara

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai anunciar novas regras de uso de máscaras no final desta semana.

Alunos, professores e funcionários que regressam terão novamente de usar máscaras para o regresso às aulas para o novo período letivo.
Espera-se que a DGS abandone o uso de máscaras antes do final do ano letivo. Mas só depois do Conselho de Ministros desta quinta-feira é que anunciará novidades.
Portugal é o sétimo país da União Europeia com mais novos casos diários de Covid-19.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse, na terça-feira, que o uso da máscara, nomeadamente nas escolas, será reavaliado nas próximas duas semanas e terá em conta a transmissibilidade e taxa de mortalidade da Covid-19.
"Neste momento temos indicadores que podem permitir à Direção-Geral da Saúde (DGS) reanalisar todo este processo nos próximos dias, oito ou 15 dias, e, se estes indicadores se mantiverem, conseguiremos aliviar essas restrições. ”, disse António Lacerda Sales aos jornalistas.
O secretário de Estado sustentou que é importante nesta altura passar o período da Páscoa, tendo em conta que é uma altura de maior mobilidade social, e também de início das aulas.
"É bom que estes próximos dias possam decorrer para ver se este período de maior mobilidade social teve algum impacto na incidência, que até agora tem vindo a diminuir”, sublinhou António Lacerda Sales, salientando que Portugal tem atualmente 577 casos de infeção. por 100.000 habitantes nos últimos sete dias e o índice de transmissibilidade é inferior a um.
Segundo o responsável, estes indicadores não tiveram impacto na mortalidade geral.
“Usando estes bons indicadores e, se os mantivermos na próxima semana ou nas próximas duas semanas, a DGS poderá certamente reanalisar esta medida, nomeadamente o uso de máscaras, podendo eventualmente, dentro de uma ou duas semanas, proceder. com o alívio destas restrições, sobretudo nas escolas”, sublinhou.
António Lacerda Sales salientou ainda que “esta decisão é eminentemente técnica” e que “boas decisões políticas são sempre apoiadas por boas decisões técnicas”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024