4 Mar 2024, 0:00
130
A Câmara Municipal do Porto mantém protegidos, em armazéns municipais, bens provenientes de diversas ações de desocupação, que não foram antecipadamente removidos pelos proprietários. Após um ano sem serem reclamados pelos proprietários, consideram-se abandonados a favor do Município do Porto, segundo o Regulamento de Armazenamento, Perda e Aquisição de Bens.
Surge, assim, o Open Day com destino a dar uma nova vida a estes bens, que, de outra forma, acabariam por ser descartados.
Primeira edição do Open Day aconteceu em 2019
No total, este ano, 23 instituições beneficiaram da iniciativa. Desde centros sociais com sede nos próprios bairros do Porto, até à Mundo a Sorrir, uma clínica dentária solidária que procurava cadeiras para mobilar uma das suas salas de espera, os destinos e utilidades destes bens foram diversos, prolongando a sua vida útil e contribuindo para a economia circular destes equipamentos.
A primeira edição do Open Day aconteceu em 2019. A intenção da Domus Social é que o processo passe a realizar-se por marcação, em qualquer período do ano, de maneira a atender de forma ágil a necessidades específicas, e até emergências, das IPSS sinalizadas para o apoio.