Dragões arrasam arbitragens de FC Porto e Benfica: “Acabe-se com o VAR”, defendeu Jorge Nuno Pinto da Costa

A edição desta segunda-feira da newsletter do FC Porto tece duras críticas à arbitragem deste fim-de-semana, que determinou a vitória do Benfica sobre o Vizela, no sábado, e a derrota do FC Porto diante do Gil Vicente, no domingo.

Os Dragões foram fortemente lesados pelas decisões do árbitro da partida Rui Costa. “Como falsear a classificação de um campeonato? Há muitas respostas possíveis, mas poucas serão tão claras como remeter para o que aconteceu na 22.ª jornada da edição de 2022/23 da Liga portuguesa”, começa por afirmar o Dragões Diário.

Para o clube, “estão em causa duas equipas que disputam a mesma posição. Num dia, uma delas, de acordo com a generalidade dos especialistas, deve ter um jogador expulso e um penálti contra assinalado. O videoárbitro não intervém. E, com isso, salva essa equipa de uma derrota provável. No dia seguinte, a equipa que corre atrás do beneficiado da véspera é alvo de uma expulsão e de um penálti contra. Em ambos os casos, os lances são assinalados na sequência de intervenção do videoárbitro. E, com isso, essa equipa fica praticamente condenada à derrota.”

A dualidade de critérios foi objeto de duras críticas por parte do Presidente do FC Porto: “Acabe-se com o VAR”, defendeu Jorge Nuno Pinto da Costa aos microfones do Porto Canal, logo após o apito final do jogo de domingo. “Haver VAR para uns e não haver para outros não pode ser”. É por imperativo, afirma o Diário, recorrendo às palavras do presidente portista, que “o conselho de arbitragem medite bem no que aconteceu nesta jornada e nas nomeações que fez.” “Até porque António Nobre, o videoárbitro que beneficiou o Benfica no sábado frente ao Vizela, já o tinha feito na primeira volta, quando os vizelenses visitaram a Luz. Anteontem, provavelmente, “estava distraído. Devia estar a ler os versos do António Nobre”.

Carlos Duarte, no final do encontro afirmou, no Porto Canal, que as arbitragens das partidas do FC Porto e do Benfica “lesaram o destino deste campeonato”.

Na opinião do antigo árbitro e analista do Porto Canal, a falta de “João Mário deveria ter sido sancionada apenas com cartão amarelo.” A expulsão do atleta dos Dragões e a intervenção do VAR foi, por isso, errada. Também a não marcação de uma grande penalidade a favor do dragões foi motivo de ênfase por parte do comentador.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026
Município e PSP reforçam estratégia de combate à insegurança em Ramalde
6/02/2026
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026