Dragon Force celebra o 14º. aniversário

A Dragon Force, que ontem arrancou a época, cumpre esta terça-feira o 14.º aniversário. No início da época 2022/23, vários atletas que agora integram a formação portista, mas que antes já passaram pelas 22 escolas espalhadas por todo o país, marcaram presença na Constituição para falar com os mais novos.

A Dragon Force nasceu para ajudar a formar talentos para o futebol e é o que tem feito desde então, alastrando-se pelo território nacional e extravasando as fronteiras.
A oportunidade de associar uma marca jovem ao sucesso e à ambição do FC Porto fez com que ano após ano os objetivos definidos fossem atingidos. Em dia de aniversário, é importante recordar o que foi feito, como farol indicador do caminho a seguir.

1. Deteção e Desenvolvimento de Talentos - Desenvolver as capacidades dos alunos para jogar futebol e ser a maior fonte de captação do futebol de formação do FC Porto.
A evolução está bem à vista e já mais de 300 alunos transitaram para a Formação do FC Porto, fruto de um processo de articulação estreito entre a Dragon Force e a Formação do FC Porto. Atualmente a Formação do FC Porto tem 31% de Jogadores nascidos nas escolas de futebol Dragon Force.

2. Todas as crianças têm espaço na Dragon Force.

Na Dragon Force as características de cada um são sempre respeitadas. Na escola de futebol Dragon Force não existe um perfil para jogar futebol: as crianças podem ser rápidas ou lentas, altas ou baixas, corpulentas ou frágeis…ao conseguirem entender o jogo e evoluir tecnicamente terão sempre um papel importante na equipa. A Dragon Force conta hoje com 22 escolas de futebol, em 8 distritos e na região autónoma da Madeira, com mais de 5.000 alunos, dos quais apenas 40% estão em equipas de competição.

3. Compromisso com a performance escolar.

Através da Caderneta do Aluno Dragon Force, hoje virtual, a Dragon Force conseguiu acompanhar, de forma mais próxima e articulada, o percurso da criança não só na escola de futebol, como também em casa e no estabelecimento de ensino, auxiliando desta forma os encarregados de educação no processo de crescimento de melhores atletas e cidadãos. Ao longo dos anos, em média, cerca de 67% dos alunos sinalizados por resultados negativos tiveram aproveitamento escolar.

4. Compromisso com hábitos saudáveis.

Também na educação para a saúde, com forte aposta no acompanhamento nutricional, através da realização de avaliações antropométricas três vezes na época, a Dragon Force ajudou a diminuir significativamente a prevalência de excesso de peso e obesidade em 12%. Paralelamente, mais de 70% dos alunos sinalizados para consulta de nutrição melhoraram o seu estado nutricional.

5. Explorar e desenvolver atividades a nível nacional e internacional, com o compromisso com de qualidade.

Apesar de a pandemia ter travado o normal crescimento, a Dragon Force continuou a expandir-se a nível nacional, contando hoje mais duas escolas em Portugal face ao início desse período. A nível internacional, após um interregno de dois anos, 2022 foi um ano de retoma, e os Dragon Force World Camp e os Youth Football Tour reviveram sucessos anteriores. Os dois eventos chegam a mais de 2000 crianças por ano em vários pontos do Globo. Para os próximos 3 meses estão já agendados os Dragon Force World Camps no Zimbabué, na Venezuela e Brasil. A Dragon Force está prestes a regressar a Moçambique através do seu novo processo de Certificação Internacional e abrir escolas de futebol no Brasil.

6. Aproximar os adeptos mais jovens do FC Porto.

Com uma linguagem jovem e atrativa e com a expansão territorial, a Dragon Force abraçou ao longo destes 14 anos mais de 30 mil crianças. Os Road-Shows Dragon Force têm sido uma ferramenta importante de união entre os adeptos e o FC Porto e o último, no Estádio do Dragão, não defraudou as expetativas, contando com mais de 950 participantes.

7. Apostar na Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

A Dragon Force aposta na inclusão e integração social de crianças nas escolas de futebol Dragon Force e nos Foot-Camps que realiza. Até hoje, mais de duas centenas de crianças viveram essa oportunidade. A consciencialização dos alunos e famílias para matérias no âmbito da saúde e bem-estar, gestão das emoções e combate ao bullying sempre esteve na ordem do dia das escolas de futebol Dragon Force.

Na temporada 2021/22, através do programa Dragon Force Awareness, o projeto esteve em 28 estabelecimentos de ensino de vários pontos do País e envolveu a dinamização de 102 atividades de sensibilização, conseguindo impactar mais de 1600 crianças. Para além disso, no contexto do próprio treino e dos mais de 130 eventos temáticos que desenvolve todas as épocas, a Dragon Force alinhada com FC Porto, faz questão de sensibilizar os alunos para boas práticas no âmbito da sustentabilidade, contribuindo para a formação de cidadãos informados e proativos, e garantindo o envolvimento e o compromisso de todos para com um futuro sustentável.

A Direção Executiva da Dragon Force, não tem dúvidas ao afirmar que “existe sempre espaço para melhorar, contudo a Dragon Force é hoje a melhor e a mais completa escola de futebol em Portugal e com cada vez maior reconhecimento internacional” e acrescenta que “a nossa maior preocupação é o crescimento sustentado dos nossos alunos e isso fazemo-lo através de uma metodologia desportiva e pedagógica diferenciada e versátil, adequada a cada faixa etária.”

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Global Kitchen” tem sido um sucesso no Mercado do Bolhão
14/10/2024
Túneis das Antas condicionados ao trânsito
14/10/2024
Risco de derrocada de prédio encerra parque de estacionamento no Porto
14/10/2024
Bonfim é um dos bairros bairros mais "cool" do mundo
14/10/2024
Estrutura na praia do Ourigo vai ser demolida “nos próximos dias”
14/10/2024
PJ detém no Porto português procurado pelas autoridades francesas
14/10/2024
Equipa feminina do FC Porto volta a ganhar em Matosinhos
14/10/2024
Campeonato Nacional de Surf Esperanças arranca este sábado
11/10/2024
“Global Kitchen” tem sido um sucesso no Mercado do Bolhão
14/10/2024
Túneis das Antas condicionados ao trânsito
14/10/2024