27 Sep 2022, 0:00
183
Pedro Moreira, presidente interino da CP desde outubro de 2021, vai assumir oficialmente a presidência da transportadora. Fonte próxima do processo avançou ao Porto Canal que o nome do engenheiro de 47 anos já foi aprovado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública. A nomeação foi entretanto confirmada pelo Ministério das Infraestruturas. A publicação em Diário da República está prevista para esta quarta-feira.
Fonte próxima do Conselho de Administração (CA) da CP, tinha também avançado os restantes nomes que vão integrar o organismo. Isabel Ribeiro será vice-presidência e Joaquim Guerra, ex-chefe de gabinete dos administradores Carlos Nogueira e Nuno Freitas, entra para assumir o cargo de Vogal. Ana Malhó e Pedro Ribeiro vêm os seus mandatos renovados como vogais, tal como confirma o comunicado enviado esta terça-feira pelo Governo.
De aprendiz em Guifões a presidente da transportadora pública ferroviária
Pedro Moreira assumiu a presidência interina da CP no final de setembro de 2021, na sequência da demissão de Nuno Freitas. Era, desde 2019, vice-presidente da empresa.
Tal como o antecessor, Nuno Freitas, o novo líder da CP construiu a carreira a partir das oficinas de manutenção ferroviária. Filho de maquinista, começou o seu percurso com apenas 15 anos na escola de Guifões. De aprendiz passou a eletricista e quem o conhece diz que “era o melhor da equipa”. Mais tarde iniciou o curso de engenharia eletrotécnica de computadores, em regime noturno e começou a trabalhar nas oficinas de alta velocidade.
Em 2009, assumiu a gestão operacional dos comboios alfa pendulares e em 2013 tornou-se diretor da Unidade de Manutenção de Alta Velocidade da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, cargo que ocupou até 2019.
Fonte próxima de Pedro Moreira diz que é conhecido por ser “ultrafocado no trabalho”, sendo considerado, por quase toda a gente, o engenheiro “tecnicamente mais capaz da CP”. O engenheiro de 47 anos é natural de Mesão Frio, no distrito de Vila Real.