21 Oct 2024, 12:28
273
Localizada na zona da Boavista, a antiga casa do arquiteto Ricardo Severo foi totalmente reabilitada, dando lugar a um moderno alojamento, onde se insere uma galeria de arte. Classificado como edifício de interesse histórico foi, agora, recuperado por um grupo francês, que, na rua com o mesmo nome, deu nova vida ao edifício construído no início do século XX.
Ricardo Severo era um "homem dos sete instrumentos". Arquiteto, antropólogo, engenheiro, arqueólogo, escritor e político, juntamente com a sua mulher, Francisca Dumont, criou, no Porto, o protótipo da casa portuguesa. Agora, o imóvel, classificado de interesse histórico, reabriu portas como boutique hotel.
Abandonada durante muito tempo, a ideia de recuperar a casa chegou com um grupo de franceses que investem em património natural e cultural, que se apaixonaram pelo Porto e Douro. Restaurada pelo designer de interiores Paulo Lobo, 120 anos depois, dá, agora, lugar a uma boutique hotel: Palacete Severo. Os detalhes dos tempos de Ricardo Severo e Francisca Dumont continuam presentes nos tetos adornados de ouro e em cada um dos vitrais.
Para além da componente hoteleira, o Palacete Severo incorpora uma galeria de arte, com exposições temporárias. Até dia 9 de novembro, ali está patente a mostra "Na Natureza, com a Natureza", com obras de sete artistas (Éléna Salah, Juan Manuel Rodriguez, Lucile Martinez, Luís Troufa, Maria Lino, Martinho Costa e Osias André) e curadoria de Raquel Guerra.
A inauguração do Palacete Severo decorreu na passada quinta-feira e contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Fonte: CM Porto
Foto: Nuno Miguel Coelho