Embaixador foi penúltimo a sair. Oficiais ficaram para ajudar portugueses

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, a grande maioria dos portugueses já terá saído ou estará a sair da Ucrânia, avançou na quinta-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado referiu que são sobretudo cidadãos luso-ucranianos aqueles que se encontram no território. A "grande maioria com dupla nacionalidade, cerca de 200, estão a sair ou já saíram do território ucraniano". Há ainda cerca de 40 cidadãos portugueses.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o embaixador português na Ucrânia "foi o penúltimo a sair de Kiev e que ficaram também "oficiais portugueses para acompanharem esse contacto, esse encaminhamento que é difícil, atendendo ao escoamento das pessoas em direção à fronteira, dos portugueses que residiam ou se encontravam em território ucraniano". 
A embaixada de Portugal em Kiev aconselhou os cidadãos portugueses a que saiam da Ucrânia "através das fronteiras terrestres com a União Europeia, preferencialmente na direção da Polónia e da Roménia" e como devem proceder.
O Presidente da República deu ainda conta de alguns turistas ucranianos que se encontram em Portugal e que não conseguem regressar à Ucrânia, estando a ser acompanhados pelas autoridades lusas.
"O governo português tem acompanhado a situação de turistas ucranianos - umas dezenas - que se encontram em Portugal e precisam, naturalmente, de encontrar uma situação transitória não podendo regressar ao seu país", referiu.
Por outro lado, o chefe de Estado quis "testemunhar a solidariedade para com o Estado e em particular o povo ucraniano" e relatou ter transmitido à embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets -- "que aqui veio a seu pedido" -- como se sente "orgulhoso de ser Presidente da República Portuguesa tendo em Portugal uma comunidade excecional como a comunidade ucraniana. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024