Empresas da UE perdem terreno no Brasil com atraso no acordo com Mercosul

As empresas da União Europeia (UE) estão a perder terreno para concorrentes no mercado brasileiro, alertou hoje a Confederação Nacional da Indústria (CNI) do Brasil, sublinhando a importância da conclusão e ratificação do acordo UE-Mercosul.

O alerta é feito numa declaração conjunta da CNI e da organização patronal europeia Business Europe, divulgado no dia em que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está em Brasília para um encontro com Lula da Silva.

As duas organizações destacam que a UE, que já foi o principal parceiro comercial do Brasil, representa agora apenas 16% das importações globais do país, tendo recuado para o terceiro lugar.

Também o Brasil foi ultrapassado, como parceiro comercial externo da UE, pela Índia e a Coreia do Sul, tendo as exportações da indústria transformadora brasileira para a UE caído de 68% para quase 49% de todo o valor vendido para o bloco europeu.

O acordo UE-Mercosul, salientam, "torna-se mais importante do que nunca como resposta estratégica, global e sustentada", considerando que os "compromissos equilibrados acordados em 2019" permitirão a promoção do comércio e a diversificação das cadeias de abastecimento, enquanto apostam na proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Ursula von der Leyen reúne-se hoje com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito de uma viagem a quatro países da América Latina, e discursa na CNI.

O périplo, que inclui ainda a Argentina, o Chile e o México, inclui-se na preparação da cimeira entre a União Europeia (UE), América Latina e Caraíbas (CELAC) que se realizará em Bruxelas em 17 e 18 de julho e cuja agenda inclui o acordo UE-Mercosul.

O Brasil e a Argentina integram, tal como o Paraguai e o Uruguai (não incluídos na visita) o bloco de comércio livre Mercosul, com o qual a UE pretende fechar, até final de julho, um importante acordo comercial, paralisado há vários anos.

 

Lusa

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025