Equipa de hóquei em patins irredutível em casa

FC Porto venceu o Benfica no prolongamento do jogo 1 da final do campeonato de hóquei (5-3).
 

A equipa de hóquei em patins do FC Porto está na frente da grande final do campeonato nacional. Frente ao Benfica, no primeiro jogo da eliminatória à melhor de cinco, os portistas estiveram a perder em três ocasiões distintas (0-1, 1-2 e 2-3), mas conseguiram dar a volta ao figurino e acabaram por vencer com um bis de Carlo Di Benedetto, outro de Rafa e um golo de Gonçalo Alves. 
Ricardo Ares repetiu o cinco inicial que havia apresentado na “negra” contra o Sporting e Xavi Malián voltou a aparecer em bom plano, a negar todas as investidas lisboetas nos primeiros dez minutos. Aos onze, após jogada de insistência em zona frontal, o guarda-redes catalão não foi capaz de travar o disparo do compatriota Nil Roca, que inaugurou o marcador e complicou a tarefa de uma equipa que tinha mais faltas cometidas do que remates.
Os azuis e brancos melhoraram, partiram para cima dos encarnados, Carlo Di Benedetto falhou isolado e redimiu-se logo a seguir, num tiro cruzado que só parou nas redes da baliza Sul. O empate durou pouco, já que o irmão Roberto respondeu passados apenas 20 segundos e o intervalo surgiu após bola ao poste do mais velho dos manos Di Benedetto.
A intensidade manteve-se na etapa complementar, assim como o avanço dos visitantes, que fizeram uma gestão inteligente da posse, continuaram a defender bem e conservaram a vantagem mínima durante 20 minutos, até que Gonçalo Alves repôs a igualdade com a preciosa ajuda de Pol Manrubia e alguma sorte à mistura (2-2).
Já dentro da reta final, Edu Lamas e Ezequiel Mena desenharam um contra-ataque quase perfeito (não fosse a finalização do argentino) e a buzina soou quando o marcador do Dragão Arena assinalava um 2-2. O prolongamento arrancou com uma bola à barra do Benfica, que antecedeu um golo de Pablo Álvarez (2-3) e outro de Carlo Di Benedetto, de livre direto, após a décima falta benfiquista (3-3)
Rafa consumou a reviravolta depois da troca de pista, quando apareceu ao segundo poste para encostar como mandam as regras (4-3), e foi já sem guarda-redes entre os ferros forasteiros que o camisola 9 seguiu o bom exemplo de Carlo Di Benedetto e também ele bisou, fechando a contagem em 5-3. No último lance do encontro, Xavi Malián defendeu um livre direto de Nicolia e demonstrou que a forma é temporária, mas a classe é permanente.
O segundo clássico está marcado para quarta-feira às 20h00 no Pavilhão da Luz e volta a ter transmissão em direto na FC Porto TV e no Porto Canal.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 5-3 (a.p.)
Campeonato Nacional, play-off, final, jogo 1
16 de junho de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Fernando Vasconcelos e Carlos Correia

FC PORTO: Xavi Malián (g.r.), Hélder Nunes, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Telmo Pinto, Edu Lamas, Diogo Barata e Ezequiel Mena
Treinador: Ricardo Ares

BENFICA: Bernardo Mendes (g.r.), Carlos Nicolia, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto
Suplentes: Pedro Henriques (g.r.), Zé Miranda, Diogo Rafael, Pablo Álvarez e Pol Manrubia
Treinador: Nuno Resende

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Nil Roca (11m), Carlo Di Benedetto (21m e 54m), Roberto Di Benedetto (22m), Gonçalo Alves (43m), Pablo Álvarez (54m) e Rafa (58m e 60m)

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024
Há jazz sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal
18/07/2024
Novos Tempos | A importância dos símbolos
18/07/2024
Exposição Visita-oficina orientada para os mais pequenos na Galeria Municipal
18/07/2024
Dois detidos pela prática ao crime de roubo contra o património
18/07/2024
Bilhetes para a Supertaça Cândido de Oliveira disponíveis esta quinta-feira
18/07/2024
Reabilitação de prédio em Campanhã para habitação acessível
17/07/2024
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024