Escalada de preços na eletricidade afeta famílias e empresas

Depois da polémica dos últimos dias, a Endesa está a assegurar aos clientes residenciais que não vai mexer nos preços da eletricidade.
Para já nos consumidores domésticos não há motivo de alarme graças à Taxa Fixa dos contratos, nas empresas a situação é diferente e há firmas que já receberam a fatura da eletricidade com a taxa de mecanismo ibérico.
Com a polémica da Endesa instalada e a causar confusão nos consumidores, a empresa de energia veio esclarecer que não vão haver aumentos para os clientes residenciais pelo menos até ao fim do ano.
A empresa está a enviar uma carta aos consumidores a garantir que o aumento de 40% anunciado não vai acontecer em 2022, e que, as condições de contrato de cada cliente irão manter-se, tal como no momento da contratação.
Já no mercado empresarial a questão é diferente e já há empresas a receber faturas com aumento graças ao mecanismo ibérico para limitar os preços do gás.
Por exemplo, numa empresa do grande Porto a fatura do mês de junho foi de 216,36€. Já na de julho o valor aumentou para 491,47€.
Se olharmos de forma detalhada para a fatura, vemos que para além do valor da eletricidade e dos impostos existe no setor “outros” uma taxa extra inserida dentro do Mecanismo DL 33/2022 no valor de 22,95€. Um valor que representa um aumento de 6,18% no valor total da fatura da empresa.
O mecanismo ibérico entrou em vigor em junho deste ano e pretende fixar um preço médio de 50 euros por megawatt-hora no gás natural por um período de 12 meses.

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