15 May 2023, 0:00
204
Esta segunda-feira, dia 15 de maio, tem início na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) um Curso de Restauração com a assinatura do Mezze Escola, um projeto da Associação Pão a Pão, o qual visa capacitar imigrantes e refugiados para a área da restauração de forma a facilitar a sua integração na sociedade Portuguesa.
O projeto Mezze Escola, que arrancou em setembro de 2021, conta já com 3 edições realizadas em Lisboa e chega agora pela primeira vez ao Porto graças à colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Com uma duração de 540 horas (inclui 160 horas de estágio obrigatório), o curso de Restauração Mezze Escola, apesar de cobrir maioritariamente componentes técnicas da área da restauração como Confeções Básicas de Pastelaria e Serviço de Restaurante e Bar, aborda outras temáticas relevantes mas mais genéricas como Finanças e Português, refere a EHTP em comunicado.
Francisca Gorjão Henriques, uma das mentoras do projeto, destaca que “existem critérios de valorização que são tidos em consideração aquando da seleção de candidatos para o programa, como a preferência por mulheres e jovens até aos 30 anos e a experiência e gosto pela área da restauração, entre outros”. Curioso destacar, apesar da pretendida abrangência genérica do programa, tal como em edições anteriores o grupo de formandos da 1º edição no Porto será bastante homogéneo pois conta essencialmente com participantes de origem ucraniana.
Tal como a sua congénere de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, para além de disponibilizar alguns dos membros da sua equipa de formação e instalações, também gerirá a colocação dos formandos do programa em estabelecimentos de restauração, permitindo uma adequação otimizada entre as caraterísticas dos formandos e as unidades de acolhimento, refere a mesma nota.
Paulo Morais Vaz, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, refere que “a arte de bem receber deve começar por aqueles que mais precisam e por isso mesmo senti-me na obrigação de envolver a nossa comunidade escolar no projeto Mezze Escola. É um desafio o qual aceitamos de bom grado, pois para além de ser uma oportunidade que todos temos em ajudar, é mais uma oportunidade para partilhar o nosso know-how técnico e fazer chegar mais longe as mais recentes boas-práticas do setor da restauração e do turismo”.
Recorde-se que a Associação Pão a Pão é uma ONGD que promove a integração de pessoas refugiadas e imigrantes através da capacitação, formação e empregabilidade. (In airinformacao)