26 Sep 2024, 7:51
328
A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto assinalou, esta segunda-feira, 44 anos de existência, com uma sessão comemorativa que juntou estudantes, docentes e outros convidados. Presente na cerimónia, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, agradeceu o contributo científico da instituição para a evolução da cidade.
"O Porto é, antes de tudo, uma cidade do conhecimento. Uma cidade académica, dinâmica e aberta ao futuro. Instituições como a Escola Superior de Saúde são os pilares desta identidade, albergando milhares de estudantes que aqui se formam e fazem da nossa cidade um polo efervescente de inovação e conhecimento", destacou o também vereador do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital, que discursou na sessão comemorativa.
Ao lembrar que as instituições de ensino superior da cidade "desempenham um papel central na transformação da nossa sociedade, promovendo a mudança que é necessária e inevitável", Filipe Araújo salientou ainda o papel que a Escola Superior de Saúde tem trilhado neste sentido.
"Esta instituição reflete o que de melhor o Porto tem sabido fazer ao longo dos últimos anos: manter-se fiel às suas tradições e raízes, enquanto se transforma e adapta às novas realidades", constatou o autarca.
No discurso de abertura, Filipe Araújo deixou ainda uma mensagem de esperança sobre o papel da investigação científica. "Inovação em saúde pode salvar cada vez mais vidas, melhorar diagnósticos, criar novas terapias, desenvolver tecnologias revolucionárias e oferecer tratamentos mais personalizados", notou, perante centenas de alunos que agora iniciam mais um ano letivo.
"A articulação entre a investigação científica, as ciências biomédicas, a medicina e a indústria farmacêutica, entre outras, são fundamentais para explorar novos horizontes. É na partilha que reside o futuro das ciências. E essa partilha ganha ainda mais relevância e oportunidade no Polo da Asprela", onde está situada a instituição de ensino da qual, todos os anos, saem profissionais qualificados na área da saúde, concluiu o vice-presidente.
A sessão comemorativa, na qual também participou a presidente da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Cristina Prudêncio, contou ainda com uma atuação do grupo de fados Salutaris.
O momento ficou também marcado por uma entrega de prémios de mérito e excelência aos melhores alunos da instituição.
Fonte/Foto: CM Porto