24 Oct 2023, 0:00
174
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, confirma, esta segunda-feira, que foi levantada a medida de encerramento do estabelecimento “Eskada Porto”.
A decisão foi tomada no seguimento de vistorias realizadas pela Polícia de Segurança Pública e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Em reposta ao Porto Canal, o Ministério da Administração Interna explica que foi incrementado um sistema de videovigilância e o reforço do número de seguranças privados com a colocação de mais elementos e a nomeação de um Diretor de Segurança.
Além disso, foi ainda definido “um mecanismo de contacto célere entre os responsáveis do estabelecimento e a PSP. Este mecanismo permitirá, por exemplo, a comunicação atempada dos eventos a ser efetuados naquele espaço bem como a identificar potenciais situações de risco e proceder à comunicação de qualquer ocorrência criminal no estabelecimento ou relacionada com a atividade do mesmo”, pode ler-se na resposta enviada ao Porto Canal.
“A empresa irá ainda garantir ações de formação para com os elementos da empresa de segurança que presta serviços, em áreas tais como a gestão de conflitos”, acrescenta o ministério.
Na inspeção a cargo da Autoridade Nacional de Emergência e da Proteção Civil foi declarada a “conformidade das condições de segurança contra incêndios em edifícios, incluindo a manutenção de extintores, rede de incêndio armada e realização de ações de formação à equipa de segurança, entre outras”.
Relativamente ao horário de funcionamento e lotação prevista, o MAI remete para as competências próprias da Câmara Municipal do Porto.
Recorde-se que a Discoteca Eskada, estabelecimento noturno do Porto que tinha sido encerrado temporariamente por ordem do Ministério da Administração Interna (MAI), anunciou que vai reabrir portas no próximo dia 28 de outubro.
(In Porto Canal)