Está para breve um livro sobre Fernando Pessoa com cartas inéditas, apontamentos pessoais e poemas

A Assírio & Alvim publica Diários e Escritos Autobiográficos, de Fernando Pessoa. Esta edição, de 288 páginas, “reúne cartas inéditas, apontamentos pessoais, rascunhos, excertos de obras literárias e poemas.”, pode ler-se num comunicado da editora.
Além de diários e textos de índole diarística, a primeira secção desta edição acolhe um considerável número de cartas, três das quais inéditas, e ainda rascunhos de cartas, apontamentos pessoais e um ou outro excerto de obras literárias. Já a segunda seção da obra privilegia poemas ligados a acontecimentos de vida e a situações mais concretas. 
Perante o poeta que se desdobrava em heterónimos e afirmou, pela voz de Álvaro de Campos, “Fingir é conhecer-se”, é difícil saber o que, por detrás das muitas máscaras, “realmente” pensava e sentia. No entanto, é possível distinguir entre o autor literário e o homem civil, quotidiano, por mais que os dois se confundam. “Estes Diários e Escritos Autobiográficos esboçam um retrato de Fernando Pessoa que, embora aproximativo e incompleto, tem a virtude de ser feito com as suas próprias palavras. E esse retrato interessa, não apenas para satisfazer a nossa curiosidade e ajudar-nos a compreender a natureza e evolução do génio do escritor, mas também para podermos apreciar melhor a sua vasta obra, na medida em que refere ou implica, direta ou veladamente, as suas experiências de vida.”, pode ler-se ainda no mesmo comunicado.
“O fingimento e a autobiografia, em proporções que vão variando, percorrem toda a obra literária de Pessoa, e mesmo os textos não propriamente literários apresentam, por vezes, “factos” inventados. […] Organizado cronologicamente, este conjunto de textos bastante diversificados permite-nos visualizar, ou pelo menos entrever, o poeta enquanto ser afetivo, com ligações fortes a parentes e amigos ou a braços com as suas preocupações, satisfações, saudades, esperanças e não poucas desilusões”, dizem-nos Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, organizadores da obra. 
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 19 de maio. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024
Há jazz sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal
18/07/2024
Novos Tempos | A importância dos símbolos
18/07/2024
Exposição Visita-oficina orientada para os mais pequenos na Galeria Municipal
18/07/2024
Dois detidos pela prática ao crime de roubo contra o património
18/07/2024
Bilhetes para a Supertaça Cândido de Oliveira disponíveis esta quinta-feira
18/07/2024
Reabilitação de prédio em Campanhã para habitação acessível
17/07/2024
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024