12 Dec 2024, 8:45
286
Em 2030, Portugal, Espanha e Marrocos vão receber o Campeonato Mundial de Futebol, tal como foi confirmado, esta quarta-feira, pela FIFA, o que levará o Porto a destacar-se como uma das cidades anfitriãs da competição. O Estádio do Dragão vai ser palco de jogos em diferentes fases, sendo que já estão a ser planeadas melhorias.
Para o presidente da Câmara, Rui Moreira, a realização de um evento internacional desta relevância "é, sem dúvida, uma boa notícia para o Porto", sobretudo "pela capacidade de impulsionar a imagem da cidade além-fronteiras".
"A passagem do Campeonato Mundial de Futebol 2030 pelo Porto representa uma oportunidade para a promoção do Município, nomeadamente ao âmbito desportivo, social, cultural e económico-financeiro", destacou o autarca portuense.
Em julho deste ano, o Executivo municipal aprovou o apoio da autarquia à organização do Campeonato Mundial de Futebol, sendo que a proposta teve os votos contra do Bloco de Esquerda e da CDU.
Dragão vai receber jogos
Na cidade do Porto, o Estádio do Dragão vai ser o grande palco da competição. À margem do anúncio da FIFA, o presidente do FC Porto, André Villas-Boas, explicou que já está a ser pensada uma melhoria nos camarotes, na zona de hospitalidade, serviços, alimentação e acessibilidades.
Além do Estádio do Dragão, o Estádio da Luz e o Estádio de Alvalade (ambos em Lisboa) também vão receber partidas na sequência da realização do Campeonato Mundial de Futebol 2030 em Portugal.
A proposta de Portugal, Espanha e Marrocos, denominada "Yalla Vamos!", prevê que o grosso do torneio seja disputado nestes três países, enquanto outros três jogos da fase final vão decorrer na Argentina, Paraguai e Uruguai. O objetivo é celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.
Fonte: CM Porto
Foto: FC Porto