Estádio do Salgueiros só depois das próximas eleições autárquicas

Vereador Pedro Baganha, da Câmara do Porto, diz que a decisão sobre o equipamento em Arca d’Água será tomada por quem suceder a Rui Moreira, no próximo mandato autárquico.

Já lá vão mais de duas décadas e nada mudou: aquele que era para ser o novo estádio do Salgueiros, em Arca d’Água, no Porto, junto à VCI, continua a ser um sonho adiado.

Segundo o JN, as primeiras escavações, no começo deste milénio, fizeram nascer no local um grande lago, que se mantém e, em tempos, até foi aproveitado para a pesca. Hoje está murado.

Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, reitera, ao JN, que "o terreno está parcialmente destinado a um equipamento desportivo", conforme consta no Plano Diretor Municipal, mas antecipa que "não será para concretizar neste mandato autárquico. Ou seja, a obra, a avançar, só acontecerá com quem suceder a Rui Moreira, que cumpre o último mandato e não pode recandidatar-se. Haverá eleições em 2025.

O “Salgueiral”, nome carinhoso dado pelos adeptos da equipa de Paranhos, não tem estádio próprio desde que o Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro foi demolido em 2006 para dar lugar a uma estação de metro.

O novo estádio, que devia ter sido construído nos terrenos de Arca d’Água, entre a VCI e a Rua de Monsanto, nunca chegou a ser terminado por alegado desvio de verbas. No lugar dos alicerces escavados nasceu um lago natural apelidado de “Charca de Salgueiros”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026
Município e PSP reforçam estratégia de combate à insegurança em Ramalde
6/02/2026
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026