10 Jan 2024, 0:00
211
A estátua bicentenária d’O Porto, que presta homenagem e simboliza a própria cidade, vai ser reinstalado na quarta-feira no Terreiro da Sé, na zona frontal da recentemente reaberta Antiga Casa da Câmara, anunciou esta terça-feira o município.
O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, vai estar presente na operação de reinstalação da estátua d’O Porto na Antiga Casa da Câmara, que decorre esta quarta-feira, às 15h00, no Terreiro da Sé.
“O regresso da mais antiga estátua do Porto à Antiga Casa da Câmara marca a restituição deste símbolo maior à sua cidade, pondo termo a uma errância, e devolve a integridade ao projeto do Arquiteto Fernando Távora. É uma notícia duplamente feliz para o Museu do Porto e, sobretudo, para a cidade”, sublinha Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.
A reinstalação d’O Porto na zona frontal da recentemente reaberta Antiga Casa da Câmara respeita o princípio do projeto do arquiteto Fernando Távora.
A estátua bicentenária regressa à localização proposta pelo arquiteto, considerando apenas um ligeiro afastamento em relação ao exato ponto original, para permitir uma melhor leitura e, simultaneamente, uma maior visibilidade a partir do Terreiro da Sé.
O Porto é da autoria do escultor João de Sousa Alão e do mestre pedreiro João da Silva, a quem foi encomendada em 1818, e é símbolo do poder municipal. Representa o guardião da cidade do Porto, um guerreiro trajado à romana, sobrepujado por um dragão e empunhando uma lança.
A iniciativa de relocalização d’O Porto integra a programação do Centenário do Nascimento de Fernando Távora e da reabertura à cidade da Antiga Casa da Câmara, agora incluída no projeto cultural do Museu do Porto.