Estrangeiros são os que mais procuram Rede de Restaurantes Solidários no Porto

Quase metade das cerca de 500 pessoas que diariamente jantam nos restaurantes solidários do Centro de Apoio a Sem-Abrigo, são estrangeiros e, na maioria, oriundos de Marrocos, revelou à Lusa a coordenadora, Ana Salão.

Este projeto constitui um dos objetivos do programa Porto de Abrigo, Contributo do Município do Porto para a Estratégia Local de Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, a criação de Restaurantes Solidários que possibilitam o acesso a um serviço diário de refeição às pessoas em situação de pobreza e exclusão social, em geral, e às pessoas em situação de sem-abrigo, em particular. É do interesse público a manutenção e criação destes restaurantes solidários, criando-se condições para prestar o apoio alimentar com mais dignidade.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara do Porto com vários parceiros da Rede Social que integram o NPISA do Porto e agentes locais, cria uma resposta efetiva, regular e sistemática que garante o direito e o acesso à alimentação, em condições condignas e salvaguardando as normas de higiene e segurança alimentar.

Existem três restaurantes solidários a funcionar na cidade do Porto, um na zona da Batalha, um na Baixa, outro no Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano.

A Rede de Restaurantes Solidários, criada pela Câmara Municipal do Porto em 2016, foi galardoada com o Prémio ISCTE Políticas Públicas, na categoria Administração Local 2022.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025