Estudantes da (FAUP) vencem concurso mundial de arquitetura na Finlândia

Uma equipa de estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), formada por Francisco Peneda Ferreira, Pedro Tiago Gaspar e João Pedro Henriques, conquistaram a 19.ª edição do prestigiado Concurso de Estudantes de Arquitetura da Saint-Gobain, na Finlândia.

A equipa da FAUP venceu a fase internacional do concurso de estudantes promovido pela multinacional francesa, com projeto de transformação de um espaço em Helsínquia. Apresentaram, para o efeito, o projeto Sieni Park, garantindo, assim, a primeira vitória para Portugal naquele prestigiada competição dirigida a futuros arquitetos de todo o mundo.

A 19.ª edição do concurso contou com a participação de mais de 224 universidades de 29 países. O desafio proposto era projetar um novo edifício de habitação (tanto temporária quanto permanente) e transformar um edifício de escritórios preexistente numa residência para professores e investigadores, na zona de Viikki, nos arredores da cidade de Helsínquia, na Finlândia. Este conjunto deveria estar ligado por um espaço público verde e assegurar um baixo impacto ambiental.

"Sentimos um enorme orgulho"

O projeto dos estudantes da FAUP, orientado pela professora Clara Vale, evidencia a forma como a arquitetura pode responder às necessidades contemporâneas e solucionar fragilidades urbanas, promovendo sustentabilidade, integração comunitária e inovação no design urbano.

"Vencer o concurso de arquitetura da Saint-Gobain foi uma experiência extraordinária e transformadora. Sentimos um enorme orgulho ao ver o nosso trabalho ser reconhecido mundialmente", confessaram ao portal da Universidade do Porto (U.Porto) os membros da equipa.

A partir de uma forte relação entre o edifício a ser construído e o edifício a ser reabilitado, foi criado um grande espaço verde que dinamiza a região de Viikki, articulando os edifícios circundantes e criando um ambiente vibrante e acolhedor que incentiva a circulação de pessoas, promovendo interações sociais e atividades comunitárias. Para acolher estas atividades, desenvolveram-se estruturas geométricas em madeira, inspiradas na forma do cogumelo (em finlandês Sieni).

O júri justificou a escolha do projeto português, considerando que, "em termos de planeamento urbano, detalhes arquitetónicos e qualidade geral, a solução é abrangente e de alto nível. O edifício apresenta uma proposta de fachada interessante, possivelmente ainda aperfeiçoável devido às condições climáticas adversas do local".

Os jurados destacaram ainda que "a composição urbana é inovadora e a estrutura em madeira é sofisticada", sublinhando que “a integração do edifício antigo na arquitetura geral foi perfeita e as soluções de sustentabilidade foram integradas na proposta desde o início, em vez de serem uma consideração posterior".

Francisco Peneda Ferreira, Pedro Tiago Gaspar e João Pedro Henrique avançam ainda que “esta vitória destaca a qualidade do nosso ensino e demonstra que, como estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, estamos capacitados para competir a nível internacional”.

Na edição do ano passado, uma equipa da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, formada por Rafael Vieira Gonçalves e Mariana Almeida e Sousa, tinha arrecadado o segundo lugar do concurso internacional.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024
Há jazz sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal
18/07/2024
Novos Tempos | A importância dos símbolos
18/07/2024
Exposição Visita-oficina orientada para os mais pequenos na Galeria Municipal
18/07/2024
Dois detidos pela prática ao crime de roubo contra o património
18/07/2024
Bilhetes para a Supertaça Cândido de Oliveira disponíveis esta quinta-feira
18/07/2024
Reabilitação de prédio em Campanhã para habitação acessível
17/07/2024
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024