Eutanásia. PS apresenta hoje projeto de lei para a despenalização

Socialistas juntam-se assim ao Bloco de Esquerda que entregou iniciativa própria há um mês, no arranque da sessão legislativa. A conferência de imprensa está marcada para o meio-dia.

O PS apresenta, durante a tarde desta terça-feira, o projeto de lei para despenalizar a morte medicamente assistida.
A iniciativa será apresentada pelo líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias, que há duas semanas disse em entrevista à Renascença e ao Público que a Assembleia da República está em condições para aprovar a despenalização da eutanásia até setembro.
Nesta entrevista, o líder parlamentar socialista adiantava que o PS vai “reapresentar um texto e vai seguramente querer convergir com os proponentes da proposta para a votação final global, eliminando ou dirimindo as questões de inconstitucionalidade que foram levantadas pelo Presidente da República para que volte a ser votado”.
Os socialistas juntam-se assim ao Bloco de Esquerda que entregou iniciativa própria há um mês, no arranque da sessão legislativa. A conferência de imprensa está marcada para o meio-dia.
A Federação Portuguesa pela Vida já veio a público acusar PS e Bloco de Esquerda de quererem fazer aprovar “à força” uma lei que na legislatura anterior foi vetada e chumbada, e só recebeu pareceres negativos.
À Renascença, José Seabra Duque lamentou que os partidos não queiram ouvir a vontade popular, e deixou a pergunta: “quem tem medo de um referendo?”.
A Federação Portuguesa pela Vida já lançou uma petição a favor de uma consulta popular sobre esta matéria, e espera recolher tantas assinaturas como as que conseguiu na iniciativa semelhante que promoveu na última legislatura.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Voleibol: sete atletas de saída
14/06/2024
Museu do Carro Eléctrico regressa à atividade noturna
14/06/2024
Alunos de escola portuense vencem prémio Filme de Animação em Itália
14/06/2024
Homem detido por arremesso de pedra contra esquadra em Cedofeita
14/06/2024
Videovigilância ajuda Polícia a identificar suspeitos de violência na noite de segunda-feira
14/06/2024
“A gente não deixa e o presidente também não vai deixar, vai estar connosco”
14/06/2024
Basquetebol: captações para atletas nascidos entre 2009 e 2013
14/06/2024
STCP anuncia horários de "verão" a partir deste sábado
14/06/2024
Voleibol: sete atletas de saída
14/06/2024
Museu do Carro Eléctrico regressa à atividade noturna
14/06/2024