11 Dec 2024, 9:05
343
Numa crónica publicada, no passado mês de novembro, no jornal chileno "El Mercurio", o escritor e ex-ministro Roberto Ampuero descreve a cidade do Porto como limpa, tranquila e segura, depois de ter passado alguns dias a usufruir de tudo o que a Invicta tem para oferecer.
"Portugal sempre me atraiu pelas suas gentes, paisagem, arquitetura, culinária e história", escreve o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Chile, numa crónica publicada no diário “El Mercurio”.
No artigo, publicado em novembro, Roberto Ampuero, que esteve de passagem por Lisboa e pelo Porto, mostra-se fascinado pela Invicta, descrevendo a cidade como "tranquila e segura", e onde se conjuga o "passado e o presente" com um "selo próprio".
O escritor compara o Porto – "cidade situada em frente ao Atlântico, com um centro histórico restaurado, ruas inclinadas cheias de charme e património cultural conservado" – a Valparaíso, de onde é natural. Para o antigo político chileno, as caraterísticas geográficas que ambas as cidades partilham, fazem com que sejam muito semelhantes.
Nas palavras de Roberto Ampuero, o Porto "é uma cidade que dá as boas-vindas com espaços públicos limpos, e pessoas, restaurantes e cafés de trato amável, ar marítimo sossegado, simpatia à flor da pele e segurança", que, de acordo com a sua descrição, se sente em todas as ruas.
A tranquilidade da cidade é, para o escritor, uma das suas maiores qualidades, sobretudo, comparando com a falta de segurança que o autor diz encontrar nas ruas de outras cidades da América Latina. "Há que aprender a desfrutar da serenidade dos portugueses", sublinha Roberto Ampuero.
Depois de uma passagem pela cidade, onde esteve "alojado no Grande Hotel do Porto, antigo e restaurado local onde faleceu a imperatriz Teresa Cristina, esposa de Pedro II, imperador do Brasil", o político destaca a presença da história, que se sente em cada recanto da cidade, recomendando a "experiência enriquecedora".
Roberto Ampuero é um escritor e argumentista que já foi ministro da Cultura e ministro dos Negócios Estrangeiros do Chile.
Fonte: CM Porto
Foto: UCP