Em
O Primeiro de Janeiro

10 Jan 2022, 0:00

173

Expo Dubai dedica dia a Portugal com a edição em árabe de Os Lusíadas

O Dia de Portugal é assinalado na Expo Dubai em 14 de janeiro, com várias atividades que se iniciam na véspera e culminam com momentos musicais e ainda a edição em árabe de Os Lusíadas e da Mensagem.
O comissário-geral de Portugal para a Expo, Luís Castro Henriques, afirma que está tudo “preparadíssimo” para o Dia de Portugal.
“Mais do que o dia de Portugal, vão ser dois dias plenos de atividades”, primeiro, dado o envolvimento da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), na véspera, dia 13 de janeiro, “começamos logo com um seminário empresarial para apresentar Portugal na sua dimensão de comércio e de investimento”, afirma o responsável.
“Teremos também um momento com a livraria Lello, que vai celebrar os seus 116 anos, a seguir a isso teremos o lançamento de um postal comemorativo que foi feito pelos CTT para o Pavilhão de Portugal na Expo”, adianta o também presidente da AICEP.
Todos estes eventos acontecem na véspera do Dia de Portugal.
Já “no dia 14 (…) a primeira parte será completamente institucional e protocolar, é o içar da bandeira, porque é o dia dedicado a Portugal na Expo” e “teremos um primeiro grande momento musical” com a participação da Teresa Salgueiro, Marta Pereira da Costa e do António Chainho, que irão atuar logo de manhã, detalha Luís Castro Henriques.
Depois decorrerão as visitas protocolares, “tanto ao Pavilhão de Portugal como ao Pavilhão dos Emirados [Árabes Unidos], que é o país anfitrião. 
Uma das novidades é que “teremos Os Lusíadas e a Mensagem em árabe” e “isso também será um dos momentos do Dia de Portugal, para exatamente divulgarmos a nossa cultura e, aí sim, sobretudo direcionada à região na língua árabe”, salienta o responsável.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não marcará presença no Dia de Portugal na Expo Dubai.
“Dado o enquadramento pandémico, o senhor Presidente não poderá ir, mas de qualquer forma, protocolarmente, o dia mantém-se e é preciso perceber que não só é um dia muito importante para a notoriedade de Portugal no mundo – porque não tenhamos nenhuma dúvida: as Expo são eventos de escala global -” como também para a notoriedade do país “naquela região”, sublinha.
A Expo 2020 é a primeira exposição mundial realizada na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia (MEASA, na sigla inglesa), arrancou no Dubai em outubro e decorre até final de março.
Pela primeira vez na história da exposição mundial, todos os países participantes têm o seu próprio pavilhão, no total de 192. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026
Município e PSP reforçam estratégia de combate à insegurança em Ramalde
6/02/2026
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026