22 Mar 2022, 0:00
300
Como se vestiu Portugal nos últimos 50 anos, é uma retrospetiva com 200 peças expostas num diálogo entre património e identidade, na Casa do Design, em Matosinhos.
“Portugal POP: A Moda em Português 1970-2020” inaugurou, no sábado passado, na Casa do Design, em Matosinhos, e apresenta mais de 200 coordenados de designers e celebridades portuguesas como Amália Rodrigues, António Variações, Doce, Heróis do Mar, Conan Osíris ou Joana Vasconcelos.
É uma co-produção entre as câmaras municipais de Matosinhos e de Lisboa, através da ESAD/ IDEA – Investigação em Design e Arte e do MUDE- Museu do Design da Moda que convida todos a revisitar os últimos 50 anos da moda nacional.
“É uma retrospetiva com especial enfoque para as roupas de algumas figuras públicas do último meio século e que, estando em manequins estáticos, nos permite perceber melhor cada detalhe”, explica Fernado Rocha, vereador da Cultura da CM Matosinhos.
Com a curadoria de Bárbara Coutinho, a exposição “Portugal POP: A Moda em Português 1970-2020”, que fica patente até meados de setembro, pretende aprofundar a reflexão sobre os conceitos de moda popular e pop, antigo e novo, rural e urbano, através de mais de 200 coordenados utilizados nos últimos 50 anos.
Para além do recurso a peças de celebridades nacionais, como Amália Rodrigues, António Variações, As Doce, Conan Osíris ou Joana Vasconcelos, a exposição conta ainda com coordenados de designers contemporâneos como Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, Nuno Gama ou StoryTailors.
A exposição vai estar patente até ao dia 18 de setembro. De segunda a sexta-feira, o horário de visita acontece entre as 09h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30 e aos sábados, domingos e feriados apenas no período da tarde, entre as 15h00 e as 18h00.