Faculdade de Ciências encerra edifício ocupado por estudantes pró-Palestina

Vários estudantes e ativistas pró-Palestina estão a ocupar as instalações da Faculdade de Ciências, da Universidade do Porto. Exigem que a instituição "rompa todas as relações que mantenha com entidades israelitas" e que "condene oficialmente o atual genocídio na Palestina".
Os seguranças do Departamento de Ciência de Computador, que está normalmente aberto durante 24 horas, estão a avisar os alunos que vão encerrar o edifício à meia-noite. Uma funcionária avisou tratar-se de “ordens superiores”, avança o Porto Canal.

Dezenas de estudantes juntaram-se na ação que reivindica uma posição “firme” das instituições de ensino superior da cidade contra os acontecimentos na Palestina.

“Queremos que a Universidade do Porto corte imediatamente relações diretas ou indiretas com o estado israelita”, afirma Joana Bernardes, porta-voz do grupo e estudante da Faculdade de Belas Artes, esperando que a “Universidade do Porto se coloque firmemente contra o genocídio”.

Por se queixarem de a própria “voz não ser ouvida” optaram por marcar presença na faculdade de Ciências. “Usamos os nossos corpos, as nossas vozes. Sabemos que as nossas reivindicações são justas”, afirma ao Porto Canal.

A escolha desta faculdade tem as suas motivações. “Estamos a pôr o dedo na ferida e estamos onde as coisas estão a acontecer. A ciência não é neutra e nós queremos por o dedo na ferida. A FEUP a FCUP são faculdades que continuam a ter relações com Israel”.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025
Festival da comida Continente regressa ao Parque da Cidade este fim de semana
11/07/2025
Túnel de Ceuta condicionado ao trânsito
10/07/2025
Eupago Porto Open regressa ao Monte Aventino para três semanas de ténis internacional
10/07/2025
Monte Pedral e Monte da Bela com construção de habitação acessível adiada
9/07/2025
Boavista FC lança aposta em novos talentos para a época 2025/2026
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025