FC Porto (Andebol) vence bicampeão da Dinamarca na 'Champions’

A equipa de andebol do FC Porto venceu, na noite desta quinta-feira, por 32-31, os dinamarqueses de GOG num jogo a contar para a sexta jornada do grupo B da Liga dos Campeões.

A perder por seis ao intervalo, o FC Porto venceu o GOG (32-31) na 6.ª jornada da Champions de andebol.

Depois das vitórias de terça e quarta-feira, relativas à FIBA Europe Cup e à maior prova de clubes da UEFA, os portistas receberam e venceram o campeão dinamarquês, por 32-31, na sexta ronda da Liga dos Campeões da EHF. O GOG entrou melhor, foi para o intervalo a ganhar 15-21 e só uma fantástica resposta dada por Nikola Mitrevski e companhia permitiu recuperar o atraso. Com este resultado, os Tetracampeões nacionais passam a somar seis pontos e ascendem ao quinto lugar do Grupo B.

O equilíbrio começou por durar dez minutos, altura em que o marcador do Dragão Arena registava um empate a sete e em que os dinamarqueses começaram a carburar. O conjunto inteiramente nórdico - com um plantel de nativos, suecos e noruegueses - tem feito um campeonato abaixo do esperado, mas a conversa é outra na Europa.

Forte na meia distância perante uma defesa algo apática, o GOG marcou 21 golos nos 28 remates que desferiu durante a primeira parte, contra 29 do FC Porto, e essa eficácia de 75 por cento fazia toda a diferença ao intervalo, quando Tobias Thulin já tinha chegado à dezena de intervenções e Aaron Mensing à mão cheia de golos (15-21).

Nikola Mitrevski voltou endiabrado do descanso, fez oito defesas (seis consecutivas) e ajudou a reduzir o atraso num ápice. O parcial de 7-2 logo a abrir recolocou os Dragões à distância mínima e na luta pelo resultado, cenário que prolongou pela etapa complementar a dentro.

Jakkob Mikkelsen somava cinco remates certeiros na conta pessoal, Nikolaj Læsø, Daymaro Salina e António Areia quatro cada e Pedro Valdés repôs a igualdade à entrada para o último sexto da contenda (27-27). Do outro lado, Mitrevski continuava a dar o corpo às balas e a manter a baliza fechada.

Com tudo nivelado à falta de cinco minutos, Diogo Oliveira mostrou estar totalmente recuperado da lesão que o afastou durante meio ano, marcou o 30.º golo portista e colocou os anfitriões na frente pela primeira vez desde o 6-5. Além de permitir o empate, exclusão de Læsø deixou a equipa em inferioridade numérica, mas nem por isso os azuis e brancos se amedrontaram.

Os derradeiros 30 segundos foram impróprios para cardíacos. Reduzido a seis com posse de bola e o empate na mão, o FC Porto voltou à liderança fruto da pontaria (e coragem) de Fábio Magalhães, autor do 32-31, e manteve-a graças ao empenho defensivo no último ataque do GOG.

Segue-se uma viagem à Madeira, para defrontar o Marítimo, na décima ronda do Andebol 1 (domingo, 16h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-GOG, 32-31
Liga dos Campeões, Grupo B, 6.ª jornada
26 de outubro de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Péter Horváth e Balázs Marton (Hungria)

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (2), Jakob Mikkelsen (5), Diogo Oliveira (2), Rui Silva (2), Daymaro Salina (4), Ignacio Plaza (1), Mamadou Diocou, Leonel Fernandes (1), Antonio Martínez (2), António Areia (6), Nikolaj Læsø (4), Jesús Hurtado, Pedro Oliveira (2) e Fábio Magalhães (1)
Treinador: Carlos Resende

GOG: Matthias Rex e Tobias Thulin (g.r.); Nicolai Pedersen (2), Henrik Jacobsen (4), Emil Madsen (6), Lauritz Legér, Oskar Vind (3), Kasper Kildelund, Anders Zachariassen (3), Joachim Lyng, Aaron Mensing (5), Morten Olsen (3), Linus Persson (1), Anton Lindskog, Alexander Blonz (4) e Frederik Clausen
Treinador: Mikkel Voigt Frederiksen

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024