Em
O Primeiro de Janeiro

24 May 2024, 9:04

257

Eliminatória empatada à partida para Ovar

 FC Porto venceu a Ovarense (77-60) no jogo 2 das meias-finais dos Playoffs.

Iguais de novo. O FC Porto bateu a Ovarense (77-60) no jogo 2 das meias-finais dos Playoffs e anulou a vantagem que o adversário havia conseguido na passada terça-feira. Cleveland Melvin (15 pontos), Tanner Omlid (12 pontos e 10 ressaltos) e Aaron Harrison (15 pontos) foram os maiores destaques no Dragão Arena.
Com um pavilhão bem composto por adeptos, antigas glórias da modalidade e membros de outras secções do clube, a equipa de basquetebol entrou em campo com uma única novidade no cinco inicial: Aaron Harrison rendeu Cat Barber, que ficou na bancada devido a uma lesão sofrida no duelo inaugural entre as duas formações.
O equilíbrio foi nota dominante num primeiro quarto em que as defesas prevaleceram sobre os ataques e a maior vantagem foi obtida já nos últimos segundos. Dois pontos de Phil Fayne e um triplo de Miguel Maria selaram os primeiros dez minutos (20-15). O segundo quarto seguiu a mesma toada, a parca eficácia adensou-se, mas o FC Porto alargou o parcial no regresso aos balneários (34-28).
O terceiro período ficou marcado por decisões insólitas da equipa de arbitragem: primeiro numa falta antidesportiva marcada a Phil Fayne quando o 25 portista não reagiu a uma provocação de Jonathan Silva, que manteve os nervos à saída do campo e se envolveu em confrontos verbais com os adeptos; depois ao assinalar falta por pé a Miguel Queiroz num imbróglio de vários atletas e já após o tempo de ataque da Ovarense se ter esgotado; de seguida, Odigie simulou uma agressão a Tanner Omlid e passou impune; por fim, foi assinalada a Fernando Sá uma falta técnica por o treinador ter avisado os juízes que um jogador adversário havia tocado no aro, uma infração evidente.
Ainda assim, os azuis e brancos fizeram crescer a vantagem no placar, Omlid mostrou pormenores que fizeram os adeptos levantar-se das cadeiras para aplaudir - nomeadamente após o norte-americano converter um triplo e intercetar duas bolas consecutivas - e a concentração e resiliência portistas resultaram em 11 pontos de diferença entre os dois conjuntos à entrada do último período (55-44).
De mão quente, Aaron Harrison impulsionou a equipa para diante e esse ímpeto transpareceu no resultado: a cinco minutos do final, o FC Porto liderava por 17 pontos (68-51) e o desfecho final parecia estar definido. 77-60 foi o resultado final em mais uma noite emocionante de basquetebol na Invicta.
“Queria agradecer aos nossos adeptos, que reagiram ao que a equipa precisava. Durante toda a época, temos honrado de uma forma digna este clube. Não haja dúvida de que os adeptos são fundamentais. Fomos coesos no jogo, demonstrámos ansiedade em alguns momentos, mas o que interessa é que temos uma vitória e vamos atrás dos nossos objetivos. A Ovarense tem uma excelente equipa, chegou a esta fase do campeonato a jogar muito bem, agora temos de estar na máxima qualidade para podermos aspirar a chegar à final. Neste momento, a Ovarense também é um candidato ao título”, referiu Fernando Sá após o final do encontro.
A eliminatória segue agora para Ovar. O jogo 3 da série está marcado para o próximo domingo (15h00, Porto Canal/FC Porto TV), o quarto duelo para a próxima terça-feira (19h00, RTP 2).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-OVARENSE, 77-60
Liga Portuguesa de Basquetebol, play-off, meia-final, jogo 2
23 de maio de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Luís Lopes, Diogo Martins e Hugo Silva

FC PORTO: Aaron Harrison (15), Charlon Kloof (8), Tanner Omlid (12), Cleveland Melvin (15) e Phil Fayne (11)
Suplentes: Miguel Maria (10), João Guerreiro, Miguel Queiroz (5), Apolo Caetano, Luís Silva, Nuno Sá (1) e Ricardo Monteiro
Treinador: Fernando Sá

OVARENSE: Render Woods (5), Jeremiah Bakey (10), Jalen Jenkins (7), Jamir Harris (8) e Jonathan Silva (2)
Suplentes: Cristóvão Cordeiro (3), Nuno Morais (4), Francisco Miguel, Rodrigo Soeiro (3), Gustavo Teixeira (3), Omoefay Odigie (15) e Miguel Valente
Treinador: João Tiago Silva

Ao intervalo: 34-28
Parciais: 20-15; 14-13; 21-16; 22-16

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024
Há jazz sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal
18/07/2024
Novos Tempos | A importância dos símbolos
18/07/2024
Exposição Visita-oficina orientada para os mais pequenos na Galeria Municipal
18/07/2024
Dois detidos pela prática ao crime de roubo contra o património
18/07/2024
Bilhetes para a Supertaça Cândido de Oliveira disponíveis esta quinta-feira
18/07/2024
Reabilitação de prédio em Campanhã para habitação acessível
17/07/2024
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024