29 Sep 2025, 8:16
1400
Uma viagem pela alma azul e branca que teve início em 1893. 132 anos de identidade, cultura e paixão.
28 de setembro de 1893 é a data de nascimento do Futebol Clube do Porto. Um dia que intensificou a paixão pelo clube e revela os valores e celebram a história que construíram juntos.
“O FC Porto tem uma identidade única, construída por milhares de Portistas espalhados pelo mundo. Cada Dragão cria a sua própria história. Cada Dragão vive o FC Porto de maneira distinta.
“Foi com esta premissa que o documentário “O meu Clube, a minha Paixão” nasceu.
A viagem começa no coração da cidade e procura revelar de perto a paixão azul e branca, homenageia locais de culto dos Portistas e conhece as histórias que deram força a este amor.
A rádio portuguesa aproximou Kiril Ivanov - Sócio búlgaro n.º 144175 - desta paixão pelo FC Porto. Resultado disso, Kiril aprendeu português, “conheceu” os seus primeiros ídolos (Paulo Futre e Fernando Gomes) e celebrou muitas conquistas. Este apoio começou na rádio, seguiu para o Estádio e, agora, é partilhado pelos filhos, que também são sócios.
Maria José - Sócia n.º 44075 -, aos 81 anos, vai sozinha a todos os jogos do FC Porto no seu “lugar especial”. É no Dragão, local onde criou uma “família” e uma “segunda casa”, onde é “mais feliz”. As primeiras recordações do FC Porto também são na rádio, mas foi no Dragão onde viveu os melhores momentos da sua vida.
Este documentário também homenageia os locais de culto onde os Portistas alimentam o seu amor pelo FC Porto. Novo Rumo, Portas de S. Roque e Adega Alfredo Portista fazem parte desta identidade e ajudam, diariamente, a manter a paixão do Portista bem viva.
Da Bulgária, passando pela cidade Invicta, até aos E.U.A, este amor pelo FC Porto não conhece fronteiras e atravessa gerações. Uma história sem igual que, este domingo, completo 132 anos.
Fonte/Foto: FC Porto