8 Nov 2022, 0:00
199
São dois os representantes do FC Porto na Melhor Equipa da Fase de Grupos da Liga dos Campeões: Diogo Costa e Galeno, guarda-redes e extremo azuis e brancos, foram eleitos pela UEFA para o Onze Ideal da fase de abertura da maior prova de clubes do mundo.
Figuras de proa na campanha portista que culminou com o primeiro lugar no Grupo B, ambos mereceram a distinção fruto dos excelentes desempenhos que ajudaram a garantir 12 pontos para os Campeões Nacionais.
Diogo Costa começou por defender um penálti na receção ao Leverkusen (2-0), juntou-lhe outro na Alemanha (3-0) e mais dois em Bruges, apesar de um não entrar nas contas por ter sido mandado repetir pelo árbitro. Não satisfeito, o herdeiro da camisola 99 juntou aos fantásticos desempenhos na baliza uma assistência para o 1-0 na BayArena.
Galeno - autor desse golo em terras germânicas que se encontra nomeado para melhor da prova até ao momento - manteve a pontaria apresentada diante dos farmacêuticos no Estádio do Dragão e, a esses dois remates certeiros, ainda somou outros tantos passes para golo em Leverkusen. Contra o Atlético, na sexta e derradeira jornada, o número 13 assistiu Eustaquio para este assinar o segundo tento portista.
Pelo que jogaram e fizeram jogar, ambos integram o restrito lote de “All Stars” da fase de grupos da Champions juntamente com Di Lorenzo (Nápoles), Simakan (Leipzig), Mechele (Club Brugge), Grimaldo (Benfica), Bellingham (Dortmund), Sadio Mané (Bayern Munique), Salah (Liverpool), Messi e Mbappé (Paris Saint-Germain).