Em
O Primeiro de Janeiro

14 Apr 2023, 0:00

181

FC Porto (Hóquei em Patins): Derrota em Itália dita clássico nos "quartos" da Champions

C Porto perdeu por 6-2 frente ao Trissino e vai defrontar o Benfica.

Com a passagem à final 8 já garantida, os campeões nacionais e do mundo de hóquei em patins deslocaram-se a Itália para tentar carimbar o primeiro lugar do grupo B da Liga dos Campeões na derradeira jornada da primeira fase da prova. A precisar de pelo menos um empate frente ao Trissino, os portistas perderam por 6-2 e, por isso, vão defrontar o Benfica nos quartos de final da principal competição europeia. O duelo será disputado no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo – onde vai decorrer tudo o que resta desta edição da Champions –, a quatro ou cinco de maio.

Na casa do campeão europeu e líder isolado da Serie A, foi o FC Porto a primeira equipa a ser eficaz. Após a última de duas tentativas dos da casa que esbarraram em Xavier Malián, os Dragões responderam de imediato por um dos suspeitos do costume: Carlo Di Benedetto. O 19 movimentou-se de fora para dentro da área, Gonçalo Alves passou-lhe a bola e, depois de receber, rodou sobre o adversário direto e finalizou com potência sem dar hipótese a Zampoli (5m, 1-0).

No nível soberbo habitual, o guardião portista negou todas as iniciativas transalpinas de visar a sua baliza e segurou a vantagem quase até ao final da primeira parte. A 14 segundos do intervalo, Rafa derrubou Giulio Cocco dentro da área e a dupla de arbitragem espanhola assinalou grande penalidade, tendo ainda admoestado o nove com um cartão azul. No frente a frente com o antigo colega de equipa, Cocco não vacilou e empatou mesmo o duelo (1-1). Até soar a buzina, os Dragões ainda concederam uma situação iminente de golo ao adversário, mas o 1 azul e branco garantiu o empate no final dos primeiros 25 minutos.

O início da segunda parte foi em praticamente tudo idêntico ao final da primeira. Logo aos três minutos, Reinaldo García cometeu falta sobre Joan Galbas dentro da área e, chamado a assumir a grande penalidade, Giulio Cocco voltou a faturar (2-1). A entrada na etapa na complementar viria tornar-se ainda mais negra para os azuis e brancos que, dois minutos depois, sofreram o terceiro golo dos italianos. Numa transição rápida, em três contra dois, os homens do Trissino circularam rápido e Jordi Méndez atirou de forma certeira ao primeiro poste (3-1).

A décima falta dos transalpinos interrompeu o período de maior fulgor que viviam e permitiu mesmo aos pupilos de Ricardo Ares reduzirem a desvantagem. Chamado à marcação do livre direto, Carlo Di Benedetto tirou Zampoli do caminho com simulações e contou ainda com a ajuda do poste para colocar a bola dentro da baliza oponente (36m, 3-2). Para infelicidade do FC Porto, que não conseguiram dar continuidade a esse momento positivo, os da casa voltaram a alargar a diferença no placar três minutos mais tarde: João Pinto driblou por trás da baliza de Malián e assistiu Malagoli que, solto, atirou de primeira para o 4-2.

Até se esgotar o tempo do embate, um remate potente de Joan Galbas ditou o 5-2 e Giulio Cocco, na cobrança do livre direto decorrente da décima falta do FC Porto, fez o 6-2 final. Carlo Di Benedetto, da mesma posição, não conseguiu ser feliz pela terceira vez na partida (49m).

Domingo é dia de os Dragões regressarem a casa para defrontarem o Parede (15h00, Porto Canal/FC Porto TV) na antepenúltima jornada da fase regular.

FICHA DE JOGO

GSH TRISSINO-FC PORTO, 6-2
Liga dos Campeões, Grupo B, 6.ª jornada
13 de abril de 2023
Palasport Comunale

Árbitros: Iván González e Oriol Pérez (Espanha)

GSH TRISSINO: Stafano Zampoli (g.r.), Giulio Cocco, João Pinto, Joan Galbas e Francisco Ipiñazar
Suplentes: Giovanni Bovo (g.r.), Andrea Malagoli, Filippo Schiavo, Jordi Méndez e Davide Gavioli
Treinador: Alessandro Bertolucci

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Rafa, Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Ezequiel Mena, Roc Pujadas, Reinaldo García e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Carlo Di Benedetto (5m e 36m), Giulio Cocco (25m, 28m e 47m), Jordi Méndez (30m), Andrea Malagoli (39m) e Joan Galbas (44m)

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025