9 May 2023, 0:00
1345
O FC Porto venceu o Arouca por uma bola a zero, na partida que encerrou a 31.ª jornada da I liga de futebol.
O golo solitário do defesa Ivan Marcano, aos 44 minutos, foi suficiente para garantir uma vitória que permite aos dragões manter vivas as aspirações de alcançar o primeiro lugar, que pertence ao SL Benfica. O Arouca, depois de uma sequência de oito jogos sem perder no campeonato, somou a segunda derrota consecutiva.
Tal como em Vizela, na segunda jornada, mas ainda na primeira parte, Marcano assumiu protagonismo nos minutos finais e deu a alegria que os muitos e vibrantes adeptos do FC Porto em Arouca mereciam. Os Dragões venceram por 1-0 na 31.ª jornada, aumentaram para cinco pontos a diferença para o terceiro classificado e Sérgio Conceição alcançou o 235.º triunfo de azul e branco numa noite histórica, já que se tornou o treinador com mais jogos ao serviço do FC Porto (323).
O técnico azul e branco mudou cinco peças no onze face ao duelo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal e fez entrar de início Diogo Costa, Marcano, Eustaquio, Taremi e Evanilson em Arouca. Vertical e dominante desde o primeiro minuto, o campeão nacional criou a primeira grande oportunidade de golo aos dez minutos quando, após uma combinação ao primeiro toque entre Evanilson, Eustaquio e Taremi, a bola seguiu para Otávio, que devolveu ao iraniano com um passe soberbo por cima da defesa da casa. No cara a cara com Arruabarrena, o 9 picou, mas a bola bateu em cheio na trave.
Com esta vitória, o FC Porto mantém-se a quatro pontos do comandante Benfica, a três rondas do termo do campeonato, enquanto o Arouca surge no quinto posto, em zona europeia, com 48 pontos, apenas mais um do que o sexto, o Vitória SC.