7 Feb 2022, 0:00
183
A Câmara Municipal de Felgueiras iniciou as obras de infraestruturas da Zona Industrial (ZI) de Barrancas, investindo cerca de cinco milhões de euros, disse à Lusa o presidente Nuno Fonseca.
“Pretende-se, com este investimento, construir uma das maiores zonas industriais do Norte e do país”, indicou.
De acordo com o autarca, as obras serão realizadas por fases, sendo que a primeira (a actual) abrange cerca de 40 por cento da área total, correspondente a 280 mil metros quadrados.
A componente de construção custará cerca de 3,5 milhões de euros e a expropriação custará 1,5 milhões de euros.
O presidente-executivo salientou que durante cerca de dois anos liderou o processo de negociação com os proprietários (cerca de uma centena), o que possibilitou a aquisição do terreno de forma “amigável”, na maioria dos casos.
A obra, já iniciada, é cofinanciada no valor de 1,5 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia, e inclui terraplanagem, execução de redes de drenagem de águas residuais e pluviais, execução de uma rede de abastecimento de água e pavimentação de estradas.
A zona industrial localiza-se junto ao nó de Revinhade da auto-estrada A11, e compreende áreas nas freguesias de Torrados, Penacova, Regilde, Sousa e Revinhade.
Nuno Fonseca destaca que “este investimento vai potenciar o investimento no concelho, com infraestruturas fundiárias a preços acessíveis para o contexto do concelho (15 a 20 euros o metro quadrado), potenciando a sua atratividade e diversificando a atividade num concelho que tem a setor calçadista predominante.
“É fundamental criar mais empregos, diversificando os setores”, disse.
Para o autarca, essa nova ZI será também uma oportunidade para os actuais empresários de Felgueiras, nomeadamente aqueles que têm as suas fábricas em zonas residenciais, criarem novas e modernas instalações.
Paralelamente, sublinhou à Lusa, estão a ser elaborados regulamentos para garantir aos investidores condições ainda melhores para escolher Felgueiras para instalar as suas unidades.
À Lusa, o autarca sublinhou que Felgueiras vai ter uma zona industrial “idealizada, planeada e construída de raiz”, a primeira do género naquele concelho do distrito do Porto.