7 Oct 2024, 8:10
327
O monumento "À Grei", localizado no Jardim de António Cálem (Lordelo do Ouro), foi alvo de obras de conservação e restauro. A empreitada passou pela limpeza e tratamento da cantaria, reposição integral de todas as inscrições metálicas (316 carateres) e na regravação e pintura do mapa que ilustra as mais significativas descobertas marítimas portuguesas.
"À Grei", da autoria do escultor Lagoa Henriques, foi erigido em 1960, no âmbito das comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, tendo o local sofrido, à época, um arranjo urbanístico com risco dos arquitetos Luís Cunha e Vasco Mendes.
O conjunto escultórico simboliza o agradecimento aos homens dos estaleiros navais e aos habitantes da cidade que construíram, deram provisões e tripularam a primeira armada do Infante, em 1415.
Estes factos estão representados no grupo escultórico, em bronze, composto por três figuras masculinas, e no mural em cantaria, onde, numa das faces, estão desenhadas as rotas marítimas dos portugueses, e na outra, a transcrição dos "Capítulos Gerais da Cidade do Porto nas Cortes de 1436".
Esta obra, que integra o acervo de Arte Pública do Município, poderá agora ser fruída em todas as suas valências, retomando a sua estética original.
Fonte: CM Porto
Foto: gisaweb.cm-porto