Em
O Primeiro de Janeiro

19 May 2022, 0:00

120

Fitch atribui confiança máxima à sustentabilidade das contas do Município do Porto

A agência norte-americana de classificação de risco de crédito Fitch mantém a confiança máxima – ‘AAA’ – do rating relativo à sustentabilidade da dívida do Município do Porto, e reviu ainda de “estável” para “positivo” a perspetiva de cumprimento de longo prazo, evidenciando a capacidade de pagamento dos compromissos financeiros.
A avaliação ‘BBB’ corresponde aos Issuer Default Ratings (IDR) de longo prazo, mas também a curto prazo o nível se mantém em ‘F2’.
No relatório agora divulgado, a agência lembra que os ratings do Porto “são limitados pelos ratings soberanos” e este outlook da cidade é influenciado pela perspetiva geral do país, igualmente avaliada no nível ‘BBB’.
De acordo com a Fitch, o rating ‘BBB’ na emissão de longo prazo em moeda estrangeira e local indica que “as expectativas de risco de não cumprimento são atualmente baixas”. Sublinhando a “boa qualidade de crédito”, a agência reconhece que “a capacidade de pagamento dos compromissos financeiros é adequada, mas condições adversas de negócios ou económicas são propensas a prejudicar essa capacidade”.
As IDRs são classificações da “falta de cumprimento” ou da medida do risco de crédito dos emissores avaliados. Quanto menor o valor atribuído, maior a ameaça de uma empresa – financeira ou não financeira – se tornar extinta ou entrar em processo de falência ou outros processos de liquidação. Em 11 níveis, as contas do Município do Porto mantêm-se na quarta posição, tal como nos três anos anteriores.
Por outro lado, a Fitch confirma que, quando não são considerados fatores externos, isto é, ao nível do Standalone Credit Profile, a qualidade de crédito da cidade mantém-se em ‘AA’, denotando um risco de incumprimento muito baixo (o nível mais elevado é ‘AAA).
Este Standalone Credit Profile do Município, explica a agência, “reflete a combinação de uma avaliação de perfil de risco 'Midrange' e uma avaliação de sustentabilidade da dívida AAA’ [mantendo o nível anterior]”. A atribuição do nível ‘AA’ “deve-se às nossas expectativas para a métrica primária, o payback da dívida, que está no meio da faixa correspondente”, considera.
Entre os fatores avaliados, dois aparecem classificados como estando “mais fortes”: a sustentabilidade da despesa e a robustez do passivo e da liquidez.
O Porto é o segundo maior centro cultural, administrativo e económico português, prestando serviços a uma área metropolitana de cerca de 1,7 milhões de habitantes, que representou cerca de 15,8% do PIB nacional. O Porto é também o maior centro económico da região administrativa do Norte, uma das cinco regiões administrativas de Portugal Continental. Uma das principais características da economia regional são suas fortes raízes manufatureiras. O Porto e a sua área metropolitana também beneficiam do setor vitivinícola, que acaba por ter um impacto positivo na atividade turística. 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026