França: Costa adverte que fraturas sociais são o carburante da extrema-direita

O primeiro-ministro considerou, no domingo, que as fraturas sociais são nos países europeus o carburante das forças de extrema-direita e defendeu que a resposta das democracias tem de passar por políticas inclusivas do ponto de vista social.

Falando aos jornalistas a meio da tarde de comemorações do 25 de Abril em São Bento, António Costa foi questionado sobre o crescimento da extrema-direita nas eleições presidenciais francesas, mas começou por destacar "a grande vitória do Presidente Emmanuel Macron".
No entanto, admitiu sinais preocupantes resultantes das eleições presidenciais francesas.
"Obviamente, esses resultados devem fazer-nos interrogar sobre o que os justifica e é preciso procurar as causas. Ora, é necessário que o processo de modernização dos países, de transição digital e climática, tem de ser feito sem deixar ninguém para trás", sustentou, repetindo uma tese que defendeu ao longo da presidência portuguesa da União Europeia no primeiro semestre do ano passado.
Para o líder do executivo, sempre que se geram fraturas sociais, "sempre que se geram descontentamentos e um agravamento das desigualdades, está-se a dar carburante às extrema-direita".
"Estas transições têm de ser feitas de uma forma justa e inclusiva. É através dessa inclusão que combatemos de forma mais sólida a extrema-direita", acrescentou.
A meio da tarde, pelas 16:30, António Costa encontrou-se com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a meio caminho entre os jardins do Palacete de São Bento e a parte traseira do edifício do parlamento.
Os dois caminharam até perto da residência oficial do primeiro-ministro e um cidadão deixou um pedido ao presidente da Assembleia da República: "Ponha o Chega na ordem".
António Costa foi solicitado para dezenas de "selfies" por parte de cidadãos que foram assistir às comemorações do 25 de Abril em São Bento.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
O sentido perdido do Natal
28/11/2025
Concluída requalificação da Travessa de São Dinis
28/11/2025
Intervencionadas 157 caldeiras de árvores em oito ruas da zona oriental da cidade
27/11/2025
PJ detém quatros suspeitos ligados a rede internacional de droga através do aeroporto do Porto
27/11/2025
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Histórico Shopping Brasília comemora 49 anos a pensar no futuro
25/11/2025
O sentido perdido do Natal
28/11/2025
Concluída requalificação da Travessa de São Dinis
28/11/2025