Francisca Veselko e Tomás Fernandes venceram segunda etapa da Liga Meo Surf

Francisca Veselko e Tomás Fernandes venceram, este fim de semana, o Somersby Porto Pro, segunda etapa da Liga Meo Surf, disputada na praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos. O campeonato é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e conta com o apoio da Câmara do Porto.

O último dia de competição voltou a ter nível de surf de excelência por parte dos melhores surfistas nacionais que competem na primeira divisão da modalidade. Na final masculina, a primeira troca de ondas foi favorável a Guilherme Ribeiro, que abriu as hostilidades com 6.50 pontos.

Apesar de ter caído numa onda, o atual líder do ranking Go Chill, Tomás Fernandes, entrou num bom ritmo com o mar e apanhou a onda que fez a diferença, na casa da excelência com 8.75 pontos. O vice-campeão nacional de 2019 consegue assim, pela primeira vez, vencer duas etapas consecutivas na Liga Meo Surf, indo para a próxima prova em que vai surfar em casa, na Ericeira.

"Tentei jogar com a prioridade no início, apanhei uma onda na qual caí, mas deu-me um bom ritmo. Consegui manter a consistência ao longo do campeonato. Não é preciso fazer sempre os melhores scores, mas manter essa consistência. Não acredito que surfar na próxima etapa em Ribeira D’Ilhas, onde comecei a fazer surf, seja uma grande vantagem. É uma onda fácil de surfar, todos têm bastante experiência em surfar ali. Estou confiante, claro, mas da mesma forma que estive na Figueira da Foz e aqui no Porto", salientou.

Final feminina bem disputada

Na final feminina, Francisca Veselko atacou forte, logo de início, com uma onda excelente de 8.50 pontos, colocando pressão na atual líder do ranking Go Chill, Teresa Bonvalot. A surfista de Carcavelos liderou a final, melhorando ainda a sua segunda melhor onda, de 5.25 para 6.00 pontos na última tentativa, para terminar com o score vencedor de 14.50 contra os 11.60 pontos da adversária. Bonvalot foi tentando inverter a situação, mas não conseguiu encontrar as ondas com potencial para aplicar o seu surf crítico.

Francisca Veselko sagrou-se assim bicampeã da prova depois da vitória alcançada nesta praia, no ano passado, diante de Gabriela Dinis. "A estratégia era apanhar as melhores ondas e finalizá-las, fazer o meu surf e focar-me em mim", referiu a vencedora.

A Liga Meo Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e conta com o apoio da Câmara do Porto.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Entre no Museu do Carro Eléctrico e faça uma viagem mágica até 1928
12/07/2024
Alterado regulamento fiscal para apoiar investimento empresarial na cidade
12/07/2024
Estádio de Praia acolhe Circuito Nacional do Beach Teqball
12/07/2024
Porto Open está de regresso ao Monte do Aventino
12/07/2024
Corridas ilegais em plena luz do dia na Boavista
12/07/2024
“Os nossos adeptos foram absolutamente fundamentais nesta conquista”
12/07/2024
Município lança concurso para reabilitar ruas no Bonfim
12/07/2024
Homem detido por furto em viatura rua de Gonçalo Velho
12/07/2024
Entre no Museu do Carro Eléctrico e faça uma viagem mágica até 1928
12/07/2024
Alterado regulamento fiscal para apoiar investimento empresarial na cidade
12/07/2024