8 Apr 2025, 7:57
101
A Frente Atlântica do Porto recebe, este ano, mais quatro competições, além de duas iniciativas de surf inclusivo. O desporto de ondas pode ser contemplado já este mês, com o Circuito de Surf do Norte.
Entre abril e outubro, as Porto & Matosinhos Wave Series voltam a apresentar a região como um cenário de excelência para os desportos de ondas. A 11.ª edição deste cartaz de eventos, apoiado pelos dois municípios, vai juntar atletas de surf e longboard de distintos escalões etários. O calendário abre no fim de semana de 12 e 13 de abril com o Circuito de Surf do Norte.
Esta primeira etapa regional serve de apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças (categorias de sub-14, sub-16 e sub-18).
No fim de semana seguinte, nos dias 19 e 20 de abril, chega o Pro Júnior Nacional, a mais importante prova de surf de formação em Portugal, que uma vez mais inicia a temporada em águas portuenses.
Para maio, estão previstas duas propostas não competitivas que têm integrado as edições dos últimos anos: no dia 21 há mais um Encontro de Surf Adaptado, com crianças e jovens com deficiência intelectual ou motora, e a 23 regressa a iniciativa Surf para Todos, dirigida a menores integrados em instituições de solidariedade social.
Depois do verão, as Wave Series prosseguem em outubro com mais duas provas. Logo no primeiro fim de semana, nos dias 4 e 5, o Campeonato Nacional Surf Esperanças vai juntar os melhores atletas portugueses em Sub-16 e Sub-18. E, finalmente, a 11 e 12, disputa-se uma etapa do Longboard Classic, principal torneio da modalidade no país.
Todos estes eventos terão lugar na Praia Internacional do Porto, caso as condições do mar sejam favoráveis. No caso de não serem, passam para a Praia de Matosinhos ou de Leça da Palmeira.
Organizada pelo Onda Pura Surf Center, as Wave Series contam novamente com o apoio institucional das câmaras municipais de Porto e Matosinhos.
Fonte: CM Porto
Foto: Frente Atlântica do Porto