Futura residência da Universidade do Porto envolta em polémica

A Universidade do Porto vai construir, na zona de Cedofeita, uma nova residência com 140 quartos para estudantes. O concurso público de arquitetura, contestado pela Ordem dos Arquitectos, foi ganho sem concorrência pela arquiteta autora de um anteprojeto que serviu de base para o mesmo concurso, avança o Porto Canal.

A nova residência universitária com capacidade para 54 estudantes ficará situada num edifício a reabilitar na Viela da Carvalhosa, junto à antiga Faculdade de Farmácia.

A Universidade do Porto acaba de lançar o concurso público para a reabilitação de um edifício de cinco pisos na Viela da Carvalhosa, em Cedofeita, tendo em vista a sua transformação numa residência universitária com capacidade para 54 camas/estudantes. A obra, orçada em 1,45 milhões de euros.
segundo o mesmo órgão de comunicação, com o projeto aprovado na Câmara a 16 de setembro, já só falta à Universidade do Porto adjudicar a empreitada para avançar com a construção. Mas o processo tem sido conturbado: o visto do município avançou após dúvidas levantadas pelos próprios serviços da câmara no Pedido de Informação Prévia submetido pela U.Porto, e a Ordem dos Arquitectos reprovou, mais tarde, os termos do concurso público de arquitetura.

Da autoria do atelier Barata Arquitectos, o projeto para a nova residência prevê a instalação de um total de 27 quartos duplos com casa de banho – incluindo três para pessoas com mobilidade reduzida – distribuídos por três pisos (1.º e 2.º andar e um piso recuado) do edifício construído em 1979 e que, anteriormente, serviu como instalações complementares ao antigo complexo da Faculdade de Farmácia, na Rua Aníbal Cunha.

Os restantes pisos (rés-do-chão e cave) vão ainda albergar uma sala polivalente, cantina, sala de leitura, gabinetes administrativos, lavandaria, entre outros equipamentos.

No total, a intervenção vai contemplar uma área total de cerca de mil metros quadrados. Uma vez iniciada a empreitada, o prazo previsto para a conclusão da mesma é de 300 dias.

A adaptação deste edifício a residência universitária foi anunciada a 22 de março de 2019 pelo Reitor da U.Porto, durante as celebrações do 108º aniversário da Universidade.

Foto: Universidade do Porto
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
U.Porto aproxima-se de um máximo histórico na mobilidade internacional
27/01/2026
Já é possível fazer o pagamento com cartão bancário em toda a frota da STCP
27/01/2026
Silêncio cúmplice ou voz incómoda?
26/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026