20 Jun 2022, 0:00
343
O Festival, marcado para 1 e 2 de julho, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, vai servir de “aquecimento para a Jornada Mundial da Juventude" do próximo ano, em Lisboa, afirma Pedro Pires, da organização.
O festival de música cristã Gaia GodTellers, de cariz ecuménico, regressa depois da pandemia para a sua 6.ª edição. A organização entende o evento como uma espécie de aquecimento para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023) do próximo ano.
Pedro Pires, do Grupo de Jovens de Canelas, que organiza o festival marcado para 1 e 2 de julho, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, diz à Renascença que “a ideia de poder juntar jovens de várias sensibilidades cristãs, através da música, é um bocadinho daquilo que acontece na Jornada Mundial da Juventude”.
“Funcionará muito bem e poderá ser aqui também uma forma de despertar e ajudar a fazer caminho para a jornada”, reforça.
O Gaia GodTellers, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, vai juntar artistas e bandas de todo o país, mas Pedro Pires revela que o objetivo é “definitivamente internacionalizar o evento” e, nesse sentido, já foram feitos muitos contatos com grupos estrangeiros.
A ideia surgiu um bocadinho fruto de algumas experiências que o grupo de jovens da paróquia de Canelas foi tendo nas Jornadas Mundiais da Juventude. Este contacto dos jovens com uma cultura cristã através da música vai para além daquilo que é o mais tradicional, como é o caso da música litúrgica que usamos mais frequentemente nas nossas celebrações.
E surgiu um bocadinho nesta perspetiva de podermos levar para fora dos templos, para fora das igrejas, esta cultura cristã jovem que existe às vezes um bocadinho de forma envergonhada, mas que nós tínhamos aqui. Tínhamos este sonho de poder levar as pessoas e poder transformar isto um bocadinho numa cultura mais sem preconceitos. Podermos juntar outras perspetivas e outras sensibilidades cristãs que, no fundo, fazem da música também um veículo de evangelização e de louvor e que a nós parecia nos fazer todo o sentido.
Esta sexta edição vai ocorrer nos dias um e 2 de julho, no Jardim do Morro, a cerca de um ano da Jornada Mundial da Juventude.