3 Nov 2023, 0:00
133
Estreadas em 1928 e 1934, nas salas de cinemas da vanguarda parisiense, estas obras de curta duração são exemplos da história do cinema surrealista, definindo o rumo do que viria a ser a carreira cinemática de Painlevé: uma combinação hábil e muitas vezes espirituosa entre o fantasioso e o fatual.
No sábado, dia 4 de novembro, a tarde será passada na Galeria Municipal do Porto: pelas 16h00 acontece mais uma visita guiada à exposição, uma última oportunidade para conhecer a fundo algumas das ideias por detrás das obras apresentadas por Jonas e Paz. À mesma hora, haverá um workshop para os mais pequenos, dirigido por Maria Paz. A partir das Monstras, as gigantes figuras de corpo articulado que estão penduradas nos janelões da galeria, vamos construir uma monstra gigante.
Logo a seguir, pelas 18h00 no auditório BMAG, será projetado "Fire of Love", um documentário sobre a história de um casal destemido de cientistas, Katia e Maurice Krafft, que perderam a vida numa explosão vulcânica, a fazer aquilo que os uniu: desvendar os mistérios dos vulcões e captando as imagens mais explosivas alguma vez registadas.
O workshop é destinado a crianças entre os 4 e os 10 anos, devidamente acompanhadas por um adulto.